E-mail na nuvem

07 razões para usar e-mail na nuvem na sua empresa

Eduardo Passos Cloud Leave a Comment

No mês de fevereiro, o Gartner divulgou uma pesquisa sobre o crescimento da adoção do e-mail na nuvem por parte das empresas (fonte). Segundo o Gartner, de todas as empresas de capital aberto monitoradas (40.000 no mundo todo), somente 13% migraram para uma solução de e-mail na nuvem. O restante das empresas pesquisadas ainda utilizam soluções on-premises, híbridas, hospedadas em datacenter de terceiros ou em nuvens privadas.

Em outro estudo, o Gartner identificou que 8,5% das empresas públicas utilizam Office 365 como sua solução de e-mail na nuvem, contra somente 4,7% de adoção do Google Apps.

Ainda há muita resistência por parte dos decisores de TI de migrar suas soluções de e-mail para a nuvem.Isso ocorre por puro preconceito ou desinformação sobre confiabilidade, gestão, segurança e disponibilidade.

A proposta deste artigo é combater os mitos comuns sobre e-mail na nuvem, e mostrar como pode ser benéfico para a corporação este tipo de migração.

Vamos as razões para migrar para uma solução de e-mail na nuvem.

1. Custo

Custos

Já recebi muito feedback de clientes dizendo que é mais barato ter um Exchange instalado em seu próprio datacenter do que contratar o Exchange Online. Se você pensa assim, reveja as suas contas.

A grande maioria dos clientes somente considera o custo de aquisição do hardware, software e serviço e compara com o custo do Exchange Online. Esta não é a maneira correta de calcular. O correto é considerar todos os custos diretos e indiretos.

Para achar o custo direto considere:

  • Custo do hardware;
  • Custo do software;
  • Custo do serviço de implantação.

Para achar o custo indireto considere:

  • Energia elétrica, incluindo o gasto de refrigeração;
  • Manutenção do hardware;
  • Contrato de suporte de terceiros;
  • Renovações de contratos de licenciamento;
  • Link;
  • Backup;
  • Planos de disaster recovery;
  • Gastos com Horas/Homem para suporte, gerenciamento e manutenção da solução de e-mail on-premises

Quando a conta é feita com todas essas variáveis, é muito provável que você irá verificar que a adoção da solução em nuvem sai mais barato.

2. Planejamento para recuperação de desastres

Recuperação de desastres para e-mail

É quase certo que a sua empresa não tenha uma infraestrutura adequada para recuperação de desastres. Não se preocupe, a maioria das empresas no Brasil não tem também.

Nossas empresas ainda são muito dependentes do e-mail. Muitos funcionários contam com a disponibilidade de seu e-mail para acessar documentos ou informações importantes da empresa. Por isso, deveria ser obrigatório que os nossos serviços de e-mail corporativos tivessem um SLA alto e que pudéssemos garantir a disponibilidade de acesso ao e-mail, mesmo quando ocorresse um incidente, como a perda total do servidor de e-mail.

Soluções de e-mail na nuvem, como as oferecidas pelo Office 365 ou mesmo Google Apps, oferecem níveis de disponibilidade que provavelmente você nunca conseguirá ter no seu datacenter.

3. Segurança sofisticada

Segurança de e-mail

É muito mais fácil um grande provedor conseguir colocar em prática procedimentos de segurança mais rígidos, pois o custo de implementação é diluído entre vários clientes, do que nossas empresas, usando recursos limitados de nossos departamentos de TI.

4. Garantia de funcionamento

uptime

Grandes provedores de nuvem conseguem oferecer um nível de disponibilidade impossível de ser alcançado em nossos datacenters. Eles dispõe de datacenters espalhados pelo mundo, conseguindo com isso ter georedundância dos dados.

Mesmo em caso de indisponibilidade, bons provedores de e-mail na nuvem colocam cláusulas de compensação financeira em caso de indisponibilidade de acesso acima de um determinado nível.

5. Acesso em qualquer lugar, a qualquer hora

mobilidade

O mundo de hoje é móvel e muitas empresas ainda não se adaptaram a isso.

Sim, é possível você configurar um servidor Linux em sua empresa sem gastar quase nada, mas e a limitação de acesso que você vai impor a seus funcionários? O protocolo IMAP é antigo e não consegue atender as demandas desse novo usuário.

Levando seu e-mail para nuvem você consegue oferecer acesso virtualmente de qualquer lugar a seus funcionários. Tudo isso com segurança e o poder do controle em suas mãos.

6. Altamente escalável

Escalabilidade

O calcanhar de Aquiles de soluções on-premises é escalabilidade. Eu sei que é estranho falar de crescimento nesta época de crise no Brasil mas existem várias empresas crescendo bem e é praticamente impossível ter agilidade para crescer usando uma abordagem on-premises.

Migrando seu e-mail para nuvem, você pode crescer ou encolher de acordo com as necessidades da empresa, pagando somente pelo que usar.

7. Várias opções de migração

Data Migration

Se você está migrando de um servidor padrão do Exchange, Gmail, IMAP ou uma série de outras plataformas de correio populares, a maioria dos provedores de e-mail em nuvem suportam esse tipo de migração.

Geralmente essa migração pode ser feita pela sua própria equipe ou você pode contar com um parceiro (me disseram que a Infobusiness é muito boa nisso 😉 ). Suas opções de migração são amplas, e elas estão em conformidade para atender quase todas as necessidades da empresa.

Conclusão

A migração de servidor de email local para nuvem é um movimento que ainda está ocorrendo no mundo todo. Conforme os sistemas de e-mail das empresas for envelhecendo, os gestores de TI irão migrar para um grande fornecedor na nuvem.

Do ponto de vista estratégico, isso faz todo o sentido. É muito mais interessante terceirizar demandas que não fazem parte do core business da empresa, permitindo reduzir custos e focar seus recursos em processos que gerem dinheiro para empresa.