Inventário de software

Como um antivírus pode ajudar no inventário de software ?

Eduardo Passos Segurança da informação Leave a Comment

Sim, é isso mesmo que você leu. Existe uma opção onde você compra uma solução de antivírus ou antimalware e recebe de brinde uma ferramenta poderosa para inventário de software em sua rede. Estou falando do Kaspersky Endpoint Security for Business Advanced que é uma solução de antivírus para empresas.

Neste artigo, irei demonstrar como você pode matar dois coelhos pelo preço de um. Você protege as suas máquinas contra ameaças digitais e ainda tem inventário de hardware e software, gerenciamento de dispositivos móveis, controles de aplicativos, criptografia e muito mais.

Como assim inventário de software?

Inventariar todos os softwares instalados em sua rede corporativa pode ser um trabalho massante e muito difícil.

Como regra geral, a cada nova máquina, é montada uma imagem de disco que contém todo o “conjunto padrão” de software e drivers necessários, o que acelera a implantação do novo local de trabalho, tornando as coisas muito mais fáceis. Pelo menos é assim na maioria das empresas.

O problema é que com o passar o tempo o parque de máquinas cresce, os softwares que os funcionários precisam mudam e está feito o desastre. Quais as consequências de não gerir corretamente seus ativos de software ?

  • Falta de padronização. Os aplicativos não são atualizados pelos usuários, expondo a rede a brechas de segurança;
  • Problemas de gestão das licenças, ficando a empresa suscetível a fiscalização da Microsoft e outras empresas de software;
  • Gastos desnecessários de hora/homem com coleta manual de dados e criação de planilhas.

Por isso é fundamental que sua empresa disponha de uma solução de inventário de hardware e software, para que acompanhe ao vivo as mudanças que acontecem ao longo do tempo na sua rede.

Aquele negócio, quem não mede não gere!

Entendi, agora o que tem a ver o antivírus com inventário de software ?

Para ser ter um processo de inventário de rede eficiente é preciso de um bom software. Existem opções open source e opções pagas muito boas.

O problema é que é mais um servidor que precisa colocar no seu ambiente, e mesmo usando uma solução open source, você terá que investir ao menos no hardware que irá hospedar a solução de inventário.

E que tal resolvermos isso comprando uma solução 2 em 1?

Pois a Kaspersky possui, já embarcado em uma de suas soluções de antivírus para empresas, uma ferramenta de inventário poderosíssima. Vamos ver um pouco sobre ela agora

Kaspersky Endpoint Security for Business Advanced

Esta é uma daqueles produtos que os clientes não compram por puro desconhecimento. E explico por quê.

Basicamente, em se tratando de antivírus corporativo, a Kaspersky possui a solução chamada Endpoint Security for Business, que é dividida em 04 versões:

  • CORE: Só tem a opção de antivírus com gerenciamento centralizado e só protege estações de trabalho. Nada além dissso.
  • SELECT: Essa versão já possui, além do antivírus para Windows, Linux e Mac, a proteção e gerenciamento de dispositivos móveis, proteção de servidores e o controle de aplicativos, dispositivos e acesso web.
  • ADVANCED: Tudo que a versão Select tem mais criptografia de arquivos, pastas e até discos inteiros mais o gerenciamento de sistemas (inventário).
  • TOTAL: A soma de todos os recursos anteriores mais a proteção para servidores de e-mail, gateways de internet e Sharepoint.
Comparativo entre as edições do Kaspersky Endpoint Security for Business

Comparativo entre as edições do Kaspersky Endpoint Security for Business

A diferença de preço entre a versão Select e Advanced é pequena mas muitos revendedores só oferecem a Select porque é mais barata. Como o cliente não conhece, acaba comprando a Select e perdendo a oportunidade de ter um sistema de gerenciamento de aplicações bem completo.

O que é possível fazer com o Kaspersky Advanced ?

Inventário de todos os softwares

  • Informações sobre todos os aplicativos instalados em cada PC dentro da sua rede. A informação é ao vivo estará sempre disponível para um administrador de sistema a qualquer momento.

Instalação de software em lotes e remoção

  • Vamos supor que a sua empresa comprou um novo software para toda empresa. Instala-lo pode ser um trabalho bem grande . É a mesma história com a remoção também: expiração da licença pode dar muitas dores de cabeça para os administradores de rede, o que significa que o processo deve ser automatizado.

Varredura de vulnerabilidades

  • Não adianta manter o antivírus atualizado. É necessário que todos os patches de segurança liberados pelos desenvolvedores dos softwares sejam aplicados. Criminosos digitais costumam se aproveitar de brechas em softwares sem atualização. A versão Advanced da Kaspersky, faz a varredura de todos os softwares na rede atrás de vulnerabilidades documentadas e aplica os patches de correção, conforme autorização do administrador da rede.

Atualização dos softwares

  • Muitas empresas usam o WSUS da Microsoft para manter as máquinas atualizadas com as ultimas versões dos produtos Microsoft. Mão não usamos só Microsoft na nossa empresa! E que tal ter uma solução que aplica atualizações para todos os softwares?
Veja algumas tarefas que os administradores de TI podem usufruir para gerenciar o software de uma rede corporativa.

Veja algumas tarefas que os administradores de TI podem usufruir para gerenciar o software de uma rede corporativa.

Toda a gestão das soluções do Kaspersky Endpoint Security for Business são feitas no Security Center de forma centralizada, o que facilita muito a gestão.

Como fazer o Inventário de Software com Kaspersky Advanced

O processo de inventário de software é bem simples usando o Security Center.

Basicamente o processo é feito em duas etapas.: primeiro listando o software instalado escaneando o registro do Windows e depois listando os aplicativos instalados.

Tela do inventário de software no Security Center

Tela do inventário de software no Security Center

Para fazer um inventário de uma máquina ou um grupo de pcs, basta seleciona-los na tela seguinte

Escolha o grupo de PCs que quer inventariar

Escolha o grupo de PCs que quer inventariar

Uma conta de administrador ( de domínio ou local ) é necessária para o restante do processo.

Informe uma conta com direitos administrativos

Depois ele irá solicitar as pastas que devem ser varridas pelo software. Por padrão ele seleciona as pastas abaixo.

Pastas para inventariar

Depois ele irá pedir o agendamento da tarefa que pode ser manual ou automática.

O próximo passo é criar o template de relatório que a sua empresa precisa. Para isso, basta ir no menu de relatório, criar um novo relatório, criar um template de relatório e selecionar a opção que mais agradar.

Que tal testar o Kaspersky Advanced de graça ?

Clique no botão ao lado e solicite um período de testes do Kaspersky Endpoint Security for Business Advanced com acompanhamento de um consultor especializado.