comprar windows

Como comprar o Windows: O GUIA completo

Eduardo Passos Assuntos gerais Leave a Comment

Você sabe qual a melhor forma de comprar Windows para sua empresa?

Existem várias formas de licenciar o Windows e os gestores ficam perdidos sem saber qual o tipo de licenciamento é mais indicado.

Neste artigo irei explicar todas as formas que a Microsoft comercializa o Windows Pro e Enterprise, que são as versões desenhadas para uso corporativo, e porque você não deve usar as versões Single ou Home do Windows na sua empresa.

Como comprar Windows para sua empresa corretamente e não ter dor de cabeça com uma auditoria da Microsoft

O Windows ainda é o sistema operacional de desktops mais utilizado no mundo. Segundo essa pesquisa da Netmarketshare, ele está presente em 88,51% dos computadores.

Muitos gestores de TI e compradores acham que se o Windows está instalado na máquina e está ativado e com a etiqueta do serial number colada do lado da máquina, não vai ter problemas em caso de uma auditoria da Microsoft.

Já adianto que não é tão simples assim e você pode ter problemas.

Vamos ver o que as regras de licenciamento da Microsoft para o Windows dizem a respeito.

Quais as versões do Windows para desktop?

Vamos falar do Windows 10, porém mais na frente também falaremos sobre como licenciar o Windows 7, o Windows 8 e até o Windows XP (Bateu uma saudade agora, rs).

O Windows 10 pode ser comprado através de 03 formas.

Já falamos em outro artigo sobre as diferenças de licenciamento por volume e FPP. Recomendo fortemente que leia antes de continuar nesse artigo, pois explico as diferenças entre FPP, OEM e contrato de licenciamento por volume.

Em um resumo rápido, as formas de comprar o Windows são: FPP ou ESD, que é a forma mais encontrada no varejo e costuma ser mais cara, OEM, quando vem pré-instalado no computador, ou através de um contrato de licenciamento por volume como o Open ou Open Value.

Em se tratando de Windows para computadores e notebooks, a Microsoft sempre recomenda que você deve comprar o computador já com o Windows pré-instalado (OEM). Essa é a forma mais barata de comprar o Windows.

Além da forma como deve licenciar o Windows, você deve se preocupar também com a versão mais adequada para as suas necessidades.

Abaixo uma figura que resume as versões do Windows disponíveis em cada uma das modalidades de compra do Windows.

Tipos de Windows

Independente de como você comprou ou vai comprar o Windows, a versão faz toda a diferença.

Você sabe qual versão você pode usar na sua empresa?

Vamos explicar cada uma delas.

Windows Home ou Windows Single

As versões Windows Home e Windows Single foram desenvolvidas com foco em usuários domésticos. Elas não possuem alguns recursos que são importantes para uma empresa como:

  • Não se conecta a um servidor remoto via Remote Desktop Services (Antigo Terminal Service).
  • Não ingressa em um domínio do Windows Server.
  • Não tem recursos de RAID, criptografia e etc.
  • Não pode ser gerenciado de forma centralizada e não recebe políticas de grupo (GPO).

Além das questões de segurança e corporativas, sempre tem aquela pergunta: “posso usar Windows Home na empresa?

Sim pode, apesar de não ser recomendado.

O contrato de licenciamento do Windows, que pode ser consultado aqui, não fala nada em relação ao uso do Windows Home em ambiente corporativo.

Reforço que não é recomendado o uso de Windows Home em ambientes corporativos por uma questão de segurança.

Windows Pro

Esta é a versão do Windows mais adequada para empresas.

Ela já possui os recursos básicos de segurança necessários para garantir que as máquinas da sua empresa estejam em segurança.

Windows Enterprise e Enterprise LTSB

O Windows Enterprise é a versão ideal para grandes corporações e adiciona uma série de recursos de gerenciamento e segurança.

No Enterprise você encontra os seguintes recursos:

  • DirectAccess
  • BrancheCache
  • AppLocker
  • Microsoft App-V (Application Virtualization)
  • Microsoft UE-V (User Environment Virtualization)
  • Credential Guard
  • Device Guard

Além disso temos também o Enterprise LTSB, que nada mais é que uma versão do Windows desenvolvido exclusivamente para dispositivos que não precisam de atualizações constantes como Totens, máquinas da área médica, caixas eletrônicos, entre outros dispositivos.

Abaixo um vídeo de um MVP da Microsoft explicando o Windows LTSB.

Como comprovar a legalidade do Windows?

Essa é outra dúvida comum de muitos clientes que estão em processo de auditoria da Microsoft.

Só existem 02 formas de comprovar para a Microsoft que o Windows das máquinas da sua empresa são legalizados.

São elas:

  • Nota fiscal de compra da máquina que informe que a máquina veio com o Windows pré-instalado;
  • A relação de licenças que constam no portal VLSC da empresa.

As instalações antigas do Windows 7 e Windows XP vinham também com uma etiqueta colada na máquina que era chamada de COA. Essa etiqueta não serve para comprovar a autenticidade do software. Somente as notas fiscais.

Como regularizar uma instalação do Windows?

Só existem duas possibilidades para você regularizar uma instalação do Windows.

Ou você troca a máquina e exige de seu fornecedor que seja vendido uma máquina com o Windows Pro OEM pré-instalado, algo que é mais interessante para quem já precisa trocar de máquina, ou compra uma licença do Windows específica para regularização chamada Windows Pro GGS.

O Windows Pro GGS é vendido no contrato Open e é um pouco mais caro que uma licença OEM, mas sai mais barato que comprar o Windows Pro do tipo caixinha.

Como comprar licenças do Windows XP?

O Windows XP já não é mais suportado pela Microsoft e também não é possível comprar licenças dele. Então, como regularizar uma instalação do Windows XP?

Apesar de ter sido descontinuado já há um bom tempo. Ainda é muito comum encontrar empresas que ainda precisam usar o Windows XP por conta de sistemas legados.

Nestes casos, assim como em todos os produtos da Microsoft, uma licença de software de uma versão superior licencia todas as anteriores. Isso se chama direito de downgrade.

Se você comprar o Windows 10 Pro GGS, você terá direito de usar o Windows 10, 8, 7, Vista e até o XP (Alguém realmente quer usar o Vista?).

Baixe aqui o Ebook sobre Auditoria da Microsoft