[Guia rápido] Como escolher o nobreak que preciso?

Dyana Simões Assuntos gerais Leave a Comment

Este guia rápido, tem o objetivo de abordar os principais pontos que devemos considerar na hora que estamos procurando um nobreak para nossa necessidade.

Devemos ter em mente, que quanto mais precisas as informações em relação a características que o nobreak deve atender, menos chance de compra ineficiente.

1. Que tipo de equipamento será alimentado pelo nobreak?

Este é o primeiro passo na escolha do nobreak.

Com esta pergunta, consideramos o tipo de onda ideal do equipamento: senoidal por aproximação ou senoidal pura.

Sabemos que existem alguns tipos de nobreaks (os indicados para cargas mais simples e os para cargas mais críticas) e suas aplicações devem ser devidamente respeitadas, para que não haja imprevistos indesejados.

2.Qual potência total dos equipamentos serem protegidos?

Conhecendo esta resposta, conseguimos definir qual potência o nobreak deve atender, evitando o subdimensionamento ou superdimensionamento.

Os equipamentos costumam fornecer essa informação de potência, ou em Watts (W) ou em Volt- ampere (VA) e caso tenhamos mais de um equipamento, é imprescindível que façamos essa soma de potência total com as unidades iguais.

Se você tem dúvidas da diferença entre Watts e Volt-Ampere, temos um artigo que pode te ajudar.

É importante ressaltar que alguns equipamentos utilizam mais energia na partida, do que para manter-se funcionando, como é o caso de impressoras ou plotters, por exemplo. Neste caso devemos sempre considerar o consumo máximo.

3.Qual a tensão da rede elétrica do local onde o nobreak será ligado e qual a tensão de saída necessária?

Esse ponto é fundamental, pois a tensão da sua rede e a entrada do nobreak devem ser compatíveis. Devemos saber se nossa rede é monofásica, bifásica ou trifásica, 127v, 220v ou 380v.

Existem equipamentos bivolt, ou seja, podem receber 2 tipos de tensão, 127v ou 220v. Lembrando que bivolt nada tem a ver com bifásico. Enquanto esta refere-se ao número de fases da tensão aquela refere-se ao valor da tensão recebida.

Para a saída deve-se ter a mesma preocupação, pois é a conexão entre a saída do nobreak e o equipamento a que ele estará ligado. Precisamos conhecer a tensão que o equipamento demanda, para que a energia seja entregue de forma adequada.

4. Quanto tempo de autonomia é preciso para aplicação em questão?

As aplicações críticas de ambientes corporativos, geralmente necessitam de mais tempo de funcionamento após a queda de energia.

Dependendo deste tempo, o nobreak deverá contar com o auxílio do expansor para banco de bateria externa.

Os próprios nobreaks em si, como os da marca APC, possuem uma autonomia capaz de garantir um tempo hábil e seguro para que os arquivos sejam salvos e te forneça mais alguns minutos de funcionalidade.

5. Qual modelo ideal, Rack ou torre?

Os nobreaks contam com essas duas possibilidades. Alguns modelos inclusive permitem as duas aplicações.

Os modelos em Racks, apresentam um formato horizontal, com seu trilho acoplado para encaixe no rack . Neste caso é importante conhecer a ocupação U que o nobreak ou suas baterias externas demandam, para verificação de espaço disponível no rack.

Os modelos em torre possuem um suporte para ficarem de pé, na posição vertical, possibilitando serem colocados no chão.

6. O usuário deseja ou precisa gerenciar seu nobreak?

O gerenciamento via IP do nobreak, é um grande diferencial da marca APC. Com este software de gerenciamento, obtemos a informação em tempo real como o nobreak vem operando e suas baterias, alerta de possíveis riscos, sobrecarga; é possível programar o desligamento de acordo com a necessidade. Tudo isso pode ser monitorado de longe, dispensando o monitoramento somente local, via cabo USB.

Esta placa se for desejada, deve ser inserida em um nobreak compatível.

Agora sim, depois de obter todas essas respostas, você já consegue definir o nobreak que deve te atender.

Fuja das estimativas, busque a precisão, faça o dimensionamento correto e evite pagar valores além do que você precisa com superdimensionamentos ou pagar caro com danos aos seus equipamentos, pela ineficiência.

Caso tenha alguma dúvida, ou já precise adquirir o seu nobreak, conte com o suporte da Infobusiness, nós podemos e iremos te ajudar 😊