Comparando Microsoft e VMware

Eduardo Passos Licenciamento de software 0 Comments

Talvez você se pergunte: Por que devo usar Microsoft ao invés de VMWare em meus projetos de virtualização? Claro que VMware possui um potencial muito bom e com soluções bastante robustas em cenários de virtualização. Mas a verdade são duas estratégias bastante distintas e que possuem uma abordagem definitivamente diferente entre si.

A Microsoft possui acima de tudo um conceito diferenciado porque é a única empresa no mundo que possuem soluções próprias para as diferentes abordagens de virtualização. Tornando possivel virtualizar desde servidores até aplicações, passando por virtualização de desktops e o novo conceito de nuvem privada.

Além de tudo isso quando se fala em virtualização utilizando tecnologias Microsoft o gerenciamento destes ambientes é parte integrante da estratégia. Afinal "virtualizar sem gerenciar é pior do que não virtualizar".

Também existe o fator preço que é fundamental em muitos projetos de virtualização, e quando tal é determinante Microsoft sem dúvida sai na frente de VMware inquestionavelmente. Hypver-V e System Center possuem um retorno de investimento bastante evidente se comparado as ofertas da VMWare.

A Microsoft oferece suas soluções de virtualização e gerenciamento a um custo bem menor para os clientes.

Soluções de virtualização e gerenciamento Microsoft Vs VMware VSphere

Apenas para exclarecer  SMSD(System Center Server Management Suite Datacenter ) é suite completa de soluções da familia System Center que fornecem soluções de gerenciamento de ponta a ponta para ambientes fisícos e virtuais.

Soluções de virtualização e gerenciamento Microsoft Vs VMware VSphere para pequenas e médias empresas

 

Virtualização de Desktops

Abaixo algumas das diferenças de recursos entre as ofertas de virtualização de desktop Microsoft e VMware. Observe que a solução da Microsoft é mais escalável e flexível, oferecendo gerenciamento integrado para desktops virtuais e computadores físicos.

 

 

Nuvem privada

O quadro abaixo apresenta algumas das diferenças de capacidade entre ofertas de nuvem de Microsoft e VMware. Observe que a solução de nuvem da Microsoft tem melhor gerenciamento e mais opções de implantações de nuvem e kits de acelerador de solução gratuita.

 

Se você quer mais detalhes sobre as soluções de virtualização e gerenciamento da Microsoft pode visitar as seguintes páginas para maiores detalhes:

http://www.microsoft.com/virtualization/ e também http://www.microsoft.com/systemcenter/

Agora se o mais importante são os números de tudo isso talvez a melhor opção seja este recurso:

http://www.microsoft.com/virtualization/en/us/cost-compare-calculator.aspx

Uma calculadora de custos envolvendo cenário tanto para SMB quanto enterprise. Vale a pena dar uma considerada.