Configurando a virtualização de estado do usuário

Eduardo Passos Licenciamento de software 0 Comments

Existem dois recursos disponiveis no Windows Server e que são essenciais para cenários de implementação de infraestrutura de desktop virtualizado. Sem estes dois recursos é praticamente impossivel implementar VDI com sucesso. Felizmente a tecnologia para virtualização de estado do usuário já se encontra no Windows Server bastanto apenas configurar para fazer uso.

Existem duas principais configurações que precisam ser feitas: roaming profiles ou perfis móveis e redirecionamento de pastas com off line files. Com estas implementações é possível permitir ao usuário fazer logon em qualquer desktop dentro do dominío da empresa e ter acesso as suas configurações, preferências e documentos.

Para detalhes acerca destas configurações quero deixar dois links:

Configuring Roaming User Profiles

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc738596(WS.10).aspx

Configuring Folder Redirection

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc786749(WS.10).aspx

Se o seu ambiente é Windows Server 2008R2  e Windows 7/Vista vai perceber que o processo de configuração e uso foi mais aperfeiçoado com relação ao Windows Server 2003, com possibilidade de deixar o redirecionamento de pastas bem mais fluído e com configurações que customizam exatamente quais pastas serão redirecionadas.

O video abaixo é um demonstração prática dos principais recursos sendo configurados em um nível básico.