Saiba tudo sobre o portal VLSC da Microsoft

VLSC – Veja aqui como usar o portal de licenciamento da Microsoft

Texto atualizado em 06/04/2019

O VLSC ou Volume License Service Center, é o nome do portal de gerenciamento das licenças Microsoft adquiridas através de contratos de volume Open License ou Open Value.

Através do portal VLSC é possível gerenciar seus contratos, fazer o download das licenças, consultar chaves de produtos, os seus benefícios de Software Assurance e outras informações relacionadas as licenças perpétuas da Microsoft que sua empresa adquiriu.

O VLSC é uma ferramenta fundamental para o gerenciamento digital dos contratos que a sua empresa possui com a Microsoft.

Como usar o portal VLSC

Logo depois de comprar as suas licenças Open com o seu Revendedor Microsoft, você receberá um e-mail com as informações relativas aos produtos Microsoft contratados e as instruções de acesso ao portal de licenciamento da Microsoft.

O endereço do portal VLSC é https://www.microsoft.com/Licensing/servicecenter/default.aspx e você deve acessar o portal com o email que informou ao seu revendedor no momento do pedido. Só assim você conseguirá ter acesso as licenças compradas, arquivos de instalação e chaves de ativação.

É comum, principalmente para as empresas que estão comprando um contrato de volume Microsoft pela primeira vez, terem dificuldades para acessar o portal VLSC. A maioria dos problemas acontece pois, ou o email informado pelo cliente ao revendedor Microsoft não é uma conta Microsoft ou ele informou o email errado.

É muito importante que você sempre informe ao seu revendedor um e-mail genérico, para que ele possa atribuir as licenças e criar o seu login no portal do VLSC. Sugerimos que use algo como ti@suaempresa.com.br ou licencas@suaempresa.com.br.

É fundamental que use um e-mail deste tipo para evitar a perda de acesso ao portal, caso o seu funcionário responsável pelas licenças saia da empresa.

Vamos começar falando sobre como acessar o VLSC e usá-lo no dia-a-dia, para depois falarmos das principais dúvidas dos clientes.

Como acessar o portal VLSC?

Ao acessar o link do portal você verá uma tela como a da imagem abaixo. Para fazer login no portal, basta clicar em registre-se.

Tela Principal do portal VLSC

Depois de clicar, você verá uma imagem como a mostrada abaixo.

Se a sua empresa é usuária do Office 365 ou qualquer outro serviço online da Microsoft, basta clicar na primeira opção. Diferente disso, você pode usar uma conta pessoal como uma conta no Outlook.com, por exemplo. Ai basta clicar na segunda opção.

Se a sua empresa não possui nenhum serviço online contratado com a Microsoft e o e-mail que você informou para o seu revendedor foi o e-mail corporativo da sua empresa, não tem problemas. Basta clicar aqui e criar uma conta Microsoft para seu email corporativo.

Tela de login do VLSC

Como consultar as suas licenças e baixar os softwares e as chaves no portal?

Depois de logado no portal de licenciamento você verá uma tela como a da imagem abaixo.

Página principal do VLSC

 

Veja abaixo uma explicação sobre cada item dos menus e submenus.

Licenças – É a opção onde você terá acesso as contratos Open e Open Value, número de recompra e quantidade de licenças compradas.

Ativação de serviços online – Todas as licenças de Office 365 compradas através de contrato Open ou Open Value vão para esse espaço. Você deve acessá-lo quando precisar ativar alguma nova compra.

Downloads e chaves – É onde você verá a relação de todos os softwares que a empresa tem direito para fazer download, inclusive as versões anteriores (downgrade). Também é nessa tela que você tem acesso as chaves de ativação.

Software Assurance – Nessa opção você pode consultar os seus benefícios de Software Assurance. Saiba mais sobre o que é o Software Assurance aqui.

Administração – Aqui é onde você poderá administrar os acessos dos seus funcionários ao portal.

Caso precise de ajuda com o acesso ao seu portal VLSC, basta preencher o formulário abaixo que entraremos em contato.


Comments 3

  1. Pingback: Como ativar o licenciamento Open - Infobusiness Informática

  2. Pingback: Licenciamento por volume ou FPP? - Infobusiness Informática

  3. Pingback: Elementor #1535 – PROSOLTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *