DAS, NAS e SAN – Conceitos

Eduardo Passos Licenciamento de software 0 Comments

DAS, NAS e SAN – Entenda como funciona e os seus conceitos

Falando em armazenamento de dados vislumbramos logo em nossos pensamento, HD’s para aumentar nosso espaço, porém quando pensado exatamente o mesmo, porém em um ambiente em rede, temos 3 nomenclaturas nas quais se destacam – DAS, NAS e SAN.

DAS (Direct Attached Storage)

Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

DAS

1 – Servidores conectados com seus discos, cada um independente do outro.

NAS (Network Attached Storage)

O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.

Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS.  A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.

NAS

2 –Acessos simultâneos em cima do servidor NAS.

SAN (Storage Area Network)

Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.

Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.

image

3 – Servidor conectado ao storage.

Conseguimos visualizar agora os tipos de armazenamentos que podemos utilizar num ambiente de infra. Conseguimos visualizar que o SAN e DAS possuem mais eficiência, porque alêm de não compartilharem acesso com várias máquinas a gravação dos dados são em blocos.