Dez problemas comuns solucionados com MDOP

Eduardo Passos Licenciamento de software 0 Comments

Hoje iremos iniciar aqui uma série de 10 posts relacionados a problemas bastante comuns encontrados em ambientes de TI e que são resolvidos através do uso do Microsoft Desktop Optimization Pack, ou MDOP.

Para que ainda não conhece o MDOP, existem dois outros posts que apresentam todas as soluções que fazem parte de pack, super essencial, e que é considerado por alguns como o “Tesouro Escondido” para o licenciamento de desktops. Os dois posts são estes:

http://www.infob.com.br/apresentacao-do-mdop/

http://www.infob.com.br/desktops-otimizados-com-o-mdop/

Problema 01: Testando e remediando problemas de conflitos de aplicações

Indiscutivelmente um dos passos mais dolorosos de implantação de aplicações são testes e correção de aplicativos. Testes de regressão consomem uma quantidade excessiva de tempo. Corrigir quaisquer problemas de compatibilidade descobertos requer um conjunto de qualificações incomuns que são difíceis de aprender e às vezes requerem ajuda externa.

O Microsoft Application Virtualization (App-V) pode ajudar a enfrentar este desafio. Ele isola aplicativos para que eles rodem em seus próprios ambientes virtuais. Eles alteraram arquivos e configurações apenas em ambientes virtuais, ao invés de alterar arquivos ou configurações PC host. Como resultado, aplicativos não afetam o sistema operacional ou outros aplicativos. Por falar nisso, você nunca realmente instala aplicativos virtuais no host; você transmiti-los da rede e armazenar cada um em caches, assim  o sistema operacional permanece intocado, atualizar este aplicativos virtualizados  é simples e é possível removê-los sem interromper os usuários.

Observe que porque App-V isola aplicações em seus próprios ambientes virtuais, ele pode reduzir bastante a necessidade de testes de regressão para identificar conflitos entre aplicativos. Como resultado, ele reduz a necessidade de corrigir a conflitos entre aplicativos. Na verdade, muitas empresas relatam que eles passaram a  ignorar estas etapas completamente e ir diretamente para embalagem (ou seqüenciamento) aplicativos, que é como a instalação de um arquivo que o administrador pode transmitir através da rede de gravação.

Sem sompra de dúvidas se você quer revolucionar o processo de entrega de aplicações dentro do ambiente.