E-mail marketing de graça. Como fazer ?

Eduardo Passos Cloud 1 Comment

O e-mail ainda é a forma mais barata e simples que uma empresa tem de se comunicar com os seus clientes. Todas as empresas fazem uso do e-mail marketing e precisam de uma ferramenta para gerencia-lo. O mercado tem várias a disposição, mas hoje eu quero demonstrar como é possível ter uma ferramenta de e-mail marketing de graça e profissional. Continue lendo este artigo e saiba como fazer.

Como é possível ter uma ferramenta de e-mail marketing de graça ?

Passa ano após ano e ainda insistem em decretar a morte do e-mail, mas ele continua lá firme e forte como um dos principais meios de comunicação de uma empresa. Não é à toa que muitas corporações ainda façam uso do e-mail marketing para disparar as suas campanhas ou divulgar informações institucionais da sua empresa.

Só que muita gente faz isso da forma errada, usando os seus próprios servidores de e-mail para disparar e-mails para uma grande base de dados de uma só vez. Não se deve usar o seu próprio serviço de e-mail para disparar mensagens de marketing pelos seguintes motivos:

  • Seu destinatário pode reportar a sua mensagem como SPAM e o seu IP ou domínio pode cair em uma blacklist;
  • Caso caia em uma blacklist, pode prejudicar que outros destinatários recebam e-mail legítimos de sua empresa;
  • Se você usa o Office 365 por exemplo, pode ter a sua conta cancelada por infrigir as regras da Microsoft com relação a envio de spam.

Então o que fazer?

Abaixo eu destaco algumas boas práticas para envio de e-mail marketing:

  1. Tenha certeza que o seu destinatário aceitou receber a sua mensagem;
  2. Sempre ofereça ao final do e-mail uma opção para que seu destinatário possa cancelar o recebimento do e-mail que você dispara;
  3. Coloque de forma destacada no rodapé do e-mail, os dados de sua empresas como nome, CNPJ e endereço completo;
  4. Tente enviar e-mails personalizados e que realmente entreguem algum valor ao seu cliente;
  5. Use um provedor especializado em envio de e-mail marketing, se possível usando um domínio diferente do seu.

Deste pontos acima, o que eu consideraria mais importante é usar um provedor de e-mail marketing. Temos vários disponíveis no mercado, mas os melhores são estrangeiros e o pagamento tem que ser feito no cartão em dólar. Isso é inviável para a maioria das empresa brasileiras. Então como resolver isso?

O Azure é a solução

Dentro do marketplace do Azure existe uma solução da SendGrid específica para envio de e-mail marketing. O melhor é que o plano mais básico é de graça e oferece 25.000 envios de e-mail por mês!

Quer conhecer mais essa solução e saber como configurar? Veja o vídeo abaixo onde faço uma demonstração de como é fácil configurar o SendGrid no Azure.

Webinar sobre Azure