Intel anuncia novos processadores Itanium Poulson

Eduardo Passos Infraestrutura de TI Leave a Comment

A Intel® revelou durante a conferência International Solid-State Circuits Conference (ISSCC), realizada e San Francisco esta semana, novos detalhes do novo processador Itanium®, codinome “Poulson”, construído com tecnologia de miniaturização até 32 nanômetros e inclui 3,1 bilhões de transistores, a maior entre os processadores atuais, e uma nova arquitetura Itanium para a próxima geração da computação de missão crítica.

Os destaques do Poulson são:

  • Oito núcleos.
  • 54 MB memória cachê, mais de 100% de aumento em relação ao Tukwila.
  • Melhorias em confiabilidade, disponibilidade e facilidades de manutenção (RAS – Reliability, Availability, Serviceability) para atingir tolerância a falhas ainda maior.
  • Redução do consumo total de energia com melhor gerenciamento.
  • Aumento de 33% porcento de largura de banda com mais e maiores canais de comunicação (QPI e SMI) comparado com a geração anterior.
  • Compatibilidade total com a família Itanium 9300 atual.

Os avanços da nova arquitetura do Poulson incluem um design otimizado para processos, novos canais de instrução e dados, canais dedicados a processamento floating-point, novo buffer de instrução e o dobro da capacidade máxima de execução paralela, de 6 para 12. Não foi divulgada ainda qual a performance relativa à série Itanium 9300.

Os benefícios com as novas características serão maior vazão de instruções, melhoria do desempenho por Watt e melhor RAS com as rotinas de prevenção, detecção, tratativa e correção de erros.

Os novos processadores Itanium equiparão os servidores da família Integrity e o upgrade dos servidores da geração NGIS é possível com a simples troca do processador.

A previsão da Intel o início das vendas do Poulson é o segundo trimestre de 2012 e a HP ainda não confirmou quando iniciará a produção de servidores novos com o processador.

 

Fonte: HP Brasil