Novidades no Windows Azure

Eduardo Passos Licenciamento de software Leave a Comment

A Microsoft anunciou recentemente novos recursos para o Windows Azure que tornaram a solução ainda mais próxima do modelo de IaaS(Infraestrutura como serviço). O conjunto de novos recursos vai permitir que o Windows Azure fique ainda mais próximo de seu maior competidor: o Amazon Web Services.

Ao combinar infraestrutura e plataforma de serviços, essas novas capacidades do Windows Azure dão a você grande flexibilidade em como construir e levar suas aplicações para a nuvem. Também foi adicionado compatibilidade com novos sistemas operacionais, e o lançamento de novas bibliotecas de linguagem para .NET, Java, PHP, e Node.js.

Estes são os novos recursos em destaque:

Windows Azure Virtual Machines – Máquinas virtuais dão a você mobilidade de aplicação, permitindo que você mova seus discos rígidos virtuais (VHDs) para trás e para frente entre máquinas locais e a nuvem. A migração de workloads, como Microsoft SQL Server ou Microsoft SharePoint, para a nuvem traz suas próprias imagens customizadas de Windows Server ou Linux ou seleciona de uma galeria. Como um formato de arquivo comum de virtualização, o VHD foi adotado por centenas de fornecedores e é uma especificação livremente disponível sob a Microsoft Open Specification Promise.

Windows Azure Virtual Network – Virtual Network permite que você faça o provisionamento e o gerenciamento de VPNs em Windows Azure, bem como estender redes locais para a nuvem. Ele oferece controle sobre a topologia de rede, incluindo configuração de endereços IP, tabelas de roteamento e políticas de segurança, e usa o protocolo padrão da indústria IPSEC para prover conexão segura entre o gateway de sua VPN corporativa e Windows Azure.

Windows Azure Web Sites – Construa web sites e aplicações com esta solução altamente elástica compatível com .NET, Node.js e PHP ao mesmo tempo que usa técnicas de implantação comuns, como Git e FTP. Windows Azure Web Sites também permitirá a fácil implementação de aplicações de código aberto, como WordPress, Joomla!, DotNetNuke, Umbraco e Drupal, na nuvem com apenas alguns cliques.

Novas ferramentas, compatibilidade com linguagens e SDK – O Windows Azure SDK de junho de 2012 inclui novas capacidades de desenvolvedor para a escrita de códigos diante das melhorias recentes do serviço com suporte atualizado para Java, PHP e .NET, e a adição de Python como linguagem suportada no Windows Azure. Além disso, agora o SDK oferece compatibilidade de 100% de linha de comando tanto para Windows quando para Mac.

Disponibilidade em novos países – A disponibilidade do Windows Azure está sendo expandida a consumidores de 48 novos países, incluindo África do Sul, Coreia do Sul, Egito, Rússia, Taiwan, Turquia e Ucrânia. A disponibilidade estará completa até o fim do mês, fazendo do Windows Azure uma das plataformas de nuvem mais amplamente disponível na indústria com oferta em 89 países e em 19 moedas locais.