Qual nobreak comprar

Qual nobreak comprar?

Eduardo Passos Infraestrutura de TI Leave a Comment

Você leu o nosso artigo sobre Como escolher um nobreak. Também já leu o outro artigo sobre Como calcular a autonomia do nobreak, mas ainda não tem certeza sobre qual nobreak comprar? Então este artigo é para você. Se não leu os artigos citados, sugiro que leia antes desse.

Dica número 1 – Dimensione corretamente

Já falamos sobre o dimensionamento correto de um nobreak nos artigos acima. Na verdade nos dois artigos, para você ver como é algo importante.

O dimensionamento correto de um nobreak é fundamental para que você não tenha dor de cabeça no futuro. Afinal de contas, você está pagando não só para proteger os seus equipamentos, mas também para garantir que esses equipamentos fiquem disponíveis pelo tempo que você precisa.

Pontos chaves que devem ser levados em conta no dimensionamento de um nobreak.

Qual o tipo de equipamento que vai ser protegido.

Uma coisa é você comprar um nobreak para segurar um computador, outra completamente diferente é o modelo de nobreak que vai ser responsável por manter ligado um equipamento fundamental a vida de alguém.

imagem de uma incubadora infantil

Em qual nobreak você confiaria a vida do seu filho?

Equipamentos de suporte a vida ou servidores de missão crítica, só para citar alguns tipos de equipamentos mais sensíveis, precisam ser protegidos com um nobreak senoidal de última geração e de um fabricante que se preocupe em fazer nobreaks especializados para estes tipos de equipamentos.

Onde você vai instalar o nobreak?

O nobreak é um dispositivo pesado devido as baterias e por isso é preciso cuidado ao escolher um. Uma coisa é um nobreak de 600va para um computador pessoal, outra coisa é um nobreak de 30kva para suportar uma sala de servidores.

Durante o processo de compra com o seu revendedor, é preciso você questionar as dimensões e o peso do equipamento. Verifique com um engenheiro se o local onde pretende instalar o nobreak suporta esse peso.

Outro fator que deve levar em consideração além do peso, é as dimensões desse nobreak. Como vai transportá-lo do local da entrega até o local onde será instalado? Precisa contratar algum tipo de içamento?

Qual o tipo de rede elétrica?

Este é um ponto onde vejo muito gente falhar na hora de decidir qual nobreak comprar.

Sua rede é 220 volts? Monofásica, bifásica ou trifásica?

Mesmo que compre errado, você ainda poderá comprar um transformador, mas tenha em mente que é mais um equipamento que está adicionando, ou seja, mais custo e mais um ponto de falha.

Qual o form factor do nobreak?

Form factor é um nome bonito para dizer qual o design do equipamento. Ele será do tipo torre, gabinete ou será instalado no rack?

Existem nobreaks que permitem conversão de torre para rack. Veja com o seu revendedor.

O nobreak permite gerenciamento remoto?

É fundamental poder gerenciar o que se passa na rede elétrica que alimenta os seus equipamentos. Por isso não abra mão de um nobreak que permita o gerenciamento remoto e que possa te alertar por e-mail em caso de problemas na sua infraestrutura.

Dica número 2 – Qual a marca do nobreak

Existem várias marcas de nobreak no Brasil. Com isso fica difícil escolher qual a mais adequada as suas necessidades.

O que vejo é que os clientes acabam sendo levados somente por quem oferece o menor preço e acabam esquecendo de avaliar outros pontos.

O fato é que compramos nobreaks pelo mesmo motivo que fazemos seguro. Para não ter dor de cabeça.

Na hora de decidir o modelo do nobreak que vai comprar, não leve só em consideração o fator preço. Busque informações sobre o fabricante e avalie os seguintes pontos:

  • Possui rede de assistência técnica na sua cidade?
  • É fácil achar peças de reposição?
  • O fabricante tem suporte em português e telefone de contato?
  • O fabricante possui uma ampla rede de revendedores autorizados?

Se a marca que escolheu atender a todos os critérios acima, pode comprar sem medo.

Dica número 3 – Compre somente de revendedores autorizados

A internet é uma benção para quem precisa comprar algo. Rapidamente podemos pesquisar preços e encontrar produtos com descontos, economizando um bom dinheiro.

Mas nem tudo são flores. A internet também é um lugar muito perigoso e com muitos aproveitadores.

Antes de comprar o nobreak, procure se informar se o equipamento é novo e está lacrado. Verifique se o revendedor é certificado ou autorizado pelo fabricante do nobreak.

A loja onde irá comprar o nobreak possui endereço físico divulgado na internet? Ela emitiu uma proposta formal para sua empresa?

Tudo isso é o indicativo da seriedade da empresa. Desconfie de preços muito baixos ou de anúncios em sites como Mercado Livre, OLX e semelhantes.

Dica número 4 – Exija uma consultoria de seu revendedor

Tudo isso que falei referente ao dimensionamento e a escolha de um nobreak, você pode exigir de seu revendedor. Se ele for uma empresa com experiência com vendas de nobreak e equipamentos similares (Como nós da Infobusiness 🙂 ), ele poderá te ajudar dimensionando o equipamento correto para as suas necessidades sem cobrar nada por isso. Use e abuse desse benefício.