SQL Server vs Oracle

SQL Server vs Oracle – Quem vence essa batalha

Eduardo Passos Licenciamento de software 0 Comments

O propósito deste artigo sobre SQL Server vs Oracle, é mostrar as diferenças técnicas e comerciais entre ambos. Já gostaria de deixar claro a minha isenção na análise, principalmente porque aqui na Infobusiness comercializamos ambos bancos de dados.

A escolha de um banco de dados não é uma tarefa simples. As empresas estão sujeitas

Espero que estas informações ajudem a sua empresa a escolher qual opção de banco de dados é melhor para o seu cenário. Que comece a batalha SQL Server vs Oracle!

O que veremos neste artigo:

 

Round 1 – SQL Server vs Oracle – Como estão no mercado ?

Ambos os bancos são líderes, segundo o Gartner, na categoria Database Management Systems. O SQL Server tem uma ligeira superioridade, como pode ser visto no quadrante mágico feito pelo Gartner e mostrado na figura abaixo.

A disputa do SQL Server vs Oracle segundo o Gartner.

A disputa do SQL Server vs Oracle segundo o Gartner.

Os 02 bancos são vendidos em diferentes versões e modalidades de licenciamento. A saber:

SQL Server

Está na edição 2016. Possui as versões Standard, Enterprise, Web, Express e Developer. Já escrevi um artigo falando sobre como comprar o SQL Server 2016.

O SQL Server pode ser comprado baseado na quantidade de núcleos dos processadores do servidor onde ele será instalado ou na quantidade de usuários. A exceção é a versão Enterprise que deve ser licenciada exclusivamente por quantidade de núcleos do processador.

A Microsoft não obriga a compra do Software Assurance, que garantiria as atualizações e o suporte avançado.

Oracle

Está na edição 12c. Possui as versões Express (11g), Standard Edition One, Standard e Enterprise.

O Oracle pode ser licenciado com base na quantidade de processadores no servidor onde será instalado ou na quantidade de usuários. A exceção é a versão Enterprise que deve ser licenciada exclusivamente por quantidade de núcleos do processador.

A Oracle não obriga o pagamento do suporte e das atualizações com exceção dos casos onde já possua um contrato com a Oracle em aberto e precise comprar uma nova licença. Neste caso a compra do suporte é obrigatória.

Aqui temos um empate. Ambos estão bem posicionados no mercado e contam com uma vasta rede de parceiros. Seus modelos de licenciamento são similares.

Round 02 – Benchmarks

Apesar de ambos serem líderes de mercado, será que oferecem performances semelhantes?

Segundo testes independentes feitos pela TPC, o SQL Server 2016 leva vantagem sobre o Oracle no quesito desempenho, o que pode ser visto nos resultados do teste TPC-H 10TB non-clustered.

Nesse quesito o vencedor é o SQL Server.

Round 03 – Segurança

A segurança é um ponto muito importante quando falamos de banco de dados. Digo isso, porque é no banco de dados que a sua empresa armazenará dados sensíveis de seu negócio.

Como será a questão de segurança entre o SQL Server e o Oracle?

Segundo o National Institute of Standards and Technology Comprehensive Vulnerability, órgão do governo americano que mantém um repositório de ameaças, o SQL Server foi por 06 anos seguidos o sistema de banco de dados com menos registros de problemas de segurança.

Aparentemente os dados estão mais seguros com o SQL Server do que com Oracle.

Aparentemente os dados estão mais seguros com o SQL Server do que com Oracle.

Novamente o SQL Server sai como vencedor neste quesito.

Round 4 – Recursos de Business Intelligence

Não adianta um banco de dados ser poderoso e com um desempenho maravilhoso, se não for possível lidar com as informações que ele armazena.

O mundo se tornou móvel, e por isso, é importante que consigamos disponibilizar o acesso as informações de negócio que nossos profissionais e executivos precisam, de praticamente qualquer dispositivo.

Segundo o quadrante mágico do Gartner para Business Intelligence, a Microsoft é líder junto com Tableau e Qlik. A Oracle nem foi citada.

Quadrante mágico de Business Intelligence.

Quadrante mágico de Business Intelligence.

Eu considero as ferramentas de BI da Microsoft mais amigáveis e também mais acessíveis a qualquer empresa. Principalmente depois que a Microsoft lançou o PowerBI.

Custo do BI

O BI da Microsoft é muito mais acessível que o da Oracle.

Novamente o SQL Server é o vencedor nesse quesito.

 Round 5 – Custos de licenciamento

Agora chegou a hora da onça beber água! Quem será que se sai melhor em custo?

É sempre bom reforçar que os preços que irei colocar aqui são os preços sugeridos pelos fabricantes e estarão em dólar.

Vamos considerar os custos de licenciamento para uma empresa com 40 funcionários que usará um servidor com 02 processadores com 06 núcleos cada. Iremos comparar os custos do licenciamento baseado na quantidade de usuários e por número de core ou processadores.

Tabela de comparação dos custos de licenciamento de Oracle vs SQL Server

Tabela de comparação dos custos de licenciamento de Oracle vs SQL Server

É impressionante a diferença de custo. Outro ponto para o SQL Server.

Conclusão

A escolha do banco de dados que a sua empresa irá utilizar nem sempre é simples. Muitos fornecedores de sistemas simplesmente impõe uma marca de banco de dados.

Neste comparativo ficou claro que o SQL Server evoluiu muito nos últimos anos a ponto de se tornar uma opção melhor que o Oracle, tanto em aspectos técnicos quando em questões comerciais.