Unidades de fita: A melhor solução para a sua empresa.

Eduardo Passos Segurança da informação 0 Comments

Olá pessoal, hoje vou abordar alguns pontos pertinentes para análise na hora da escolha de  uma unidade de backup pois ainda surgem muitas dúvidas até mesmo se um simples HD externo atenderia de igual modo.
Podemos afirmar que as unidades de fita são as preferidas na hora da escolha devido ao baixo custo por megabyte e também o sistema provou ser confiável e duradoura para os usuários finais.

A sua Portabilidade também é um outro atrativo. Para um eficaz plano de recuperação de desastres as empresas devem manter uma cópia dos seus dados em um local externo remoto. Em termos de  portabilidade, fitas de armazenamento de dados ainda são  o método mais valioso para a prestação fora do local de armazenamento de dados.

Existem vários tipos de tape drive, com inúmeras capacidades e tecnologias. Tais como:

DAT  ou digital de armazenamento de dados (DDS)
O DDS é baseado em tecnologia de varredura helicoidal e são principalmente destinados a serviços de grupo de trabalho usando os aplicativos de servidor, onde os backups não são tomados regularmente ea janela de tempo para fazê-lo é pequena.
Tanto a unidade e os meios de comunicação oferecem fatores de forma compacta, o que tornam essas unidades populares para uso em pequenas autoloaders. Tabulados abaixo são características de várias fitas DDS de dados disponíveis.

DLT/SuperDLT:
DLT é considerado o “rei do mercado de backup de fita”, com uma base instalada de mais de 2,2 milhões de unidades até à data. A atratividade da DLT se baseia na sua longa durabilidade aliada à sua alta capacidade. O novo DLT 8000 é substituir o popular DLT 7000 e os mais velhos DLT 4000. DLT 8000 oferece capacidade bruta de 40 GB e uma taxa de transferência de 6 Mbps.
SuperDLT foi introduzido em 2001 e é o mais recente produto quantums fita. Super-DLT utiliza LGMR (guiadas a laser de gravação magnética) tecnologia para produzir um melhor desempenho, maior capacidade e mais DLT unidades mais seguras.
A primeira geração de dispositivos SuperDLT oferecer uma capacidade bruta 110 GB por cartucho e uma taxa de transferência de dados de 11 MB / segundo, enquanto ainda fornece uma opção como a compatibilidade com o DLT4000, 7000 e 8000 produtos de fita. Quantum está adotando uma estratégia de geração de migração para o multi-tecnologia SuperDLT que irá produzir unidades com capacidade de 1 TB e com taxas de transferência de dados por segundo de 100 MB.

LTO (Linear Tape Open)
drives LTO são relativamente comuns no mercado fitas de armazenamento de dados.
Usando a tecnologia de fita LTO linear inclui o mais recente de compressão de dados, tecnologia de cabeça de ECC e adota uma arquitetura de armazenamento de dados abertos fita oferece alta escalabilidade e de alta confiabilidade para unidades de fita para o futuro. LTO vem de dois formatos: um formato de alta capacidade-a com base na Ultrium eo outro é o design Accelis acesso rápido. A 1 ª geração LTO Ultrium formato oferece uma capacidade nativa de 100 GB por cartucho e até 16 MB / s taxa de dados. O consórcio LTO anunciou já um roteiro claramente definidos para a sua geração LTO-quatro que vai ver com cada geração de duplicação da sua capacidade.

Além disso, as unidades LTO usam formatos de código de correção de erro para a máxima capacidade e desempenho.

Esse formato de fita no momento é o mais aceito no mercado high end.

Os principais fabricantes do mercado desenvolveram excelentes soluções nesse mercado e que oferecem além do equipamento, recursos para gerenciamento destas unidades tais como:

*Backup e recuperação automtizada nos servidores físicos e virtuais a partir de uma

interface  fácil  de usar.

*Possível implementação de proteção  avançada  para o Microsoft ® Exchange,

SharePoint, SQL  Server, SAP, Oracle  e  muitos outros.

*Gestão instantânea que automatiza  a recuperação de dados e realizado um monitoramento de execução ferramental.

Seja qual for a solução o uso de unidades de backup se torna muito mais seguro e confiável dentro de um cenário corporativo.