Virtualização e alta disponibilidade com System Center 2012

Eduardo Passos Licenciamento de software 0 Comments

Uso do recurso de virtualização de servidores pelas pequenas e médias empresas já é uma realidade e tem se tornado imprescindível para agilizar a entrega de serviços essenciais. Com o uso da virtualização é possível otimizar recursos dos seus servidores, estendendo a sua vida útil e ainda conseguindo promover um ambiente altamente redundante e disponível, reduzindo a dependência do backup em caso de um desastre.

Podemos enumerar vários benefícios do uso da virtualização de servidores:

  1. Economia de energia;
  2. Menos espaço físico para acomodação de equipamentos;
  3. Redução no uso de ativos de redes;
  4. Facilidade para criação de um plano de Disaster Recovery;
  5. Backup mais rápido e consolidado;
  6. Menos tempo para restore de máquinas danificadas;
  7. Serviços com SLA de 99% independente do hardware;
  8. Armazenamento centralizado;
  9. Considerável economia nos custos de hardware.

Gerenciamento é o segredo

Já acompanhamos vários clientes que seguiram para uma abordagem de virtualização, mas concentraram seus esforços somente em somente virtualizar as máquinas existentes, sem se preocupar com o gerenciamento. Com isso acabam não usufruindo os benefícios que a abordagem de virtualização de servidores pode trazer.

Além de escolher o Hypervisor certo, é importante que o seu fonecedor de virtualização possa entregar uma ferramenta completa de gerenciamento que possa te entregar o máximo em automação do seu ambiente.

Windows Server 2012 e System Center 2012 a escolha certa.

Durante o processo de avaliação para escolha da tecnologia de virtualização, muitos clientes acabam optando pela tecnologia VMware, que é um excelente fornecedor, mas limitam suas escolhas por acreditar que não exista concorrência.

Com o lançamento do Windows Server 2012 com o novo Hyper-V, a Microsoft tomou a dianteira como a melhor solução de virtualização de servidores. Dúvida? Veja a tabela abaixo:

Além disso, usar Vmware custa mais caro que uma abordagem 100% Microsoft. Simulamos um ambiente com 20 máquinas virtuais e com uma proporção de 6 VM por processador físico. Veja a tabela abaixo e se surpreenda.

No ambiente simulado, o custo de uma solução VMware pode chegar até 8,9 vezes mais caro que uma solução Microsoft. Quer simular você mesmo? Acesse http://cloudeconomics.cloudapp.net/ e faça a sua simulação.

Como licenciar minhas máquinas virtuais com Microsoft ?

Quando você compra o Windows Server 2012 você já tem o Hyper-V licenciado. Se optou pelo Windows Server 2012 Standard você terá direito 02 licenças de máquina virtual para cada licença física. Se optou pelo Windows Server 2012 Datacenter terá infinitas máquinas virtuais licenciadas para cada host.

Para ter os benefícios do gerenciamento e automação avançados é necessário o uso do System Center 2012, que também tem 02 versões, a Standard e Datacenter. O System Center 2012 segue o mesmo modelo de licenciamento do Windows Server 2012. A versão Standard é para até 02 VM’s e a Datacenter para infinitas máquinas virtuais.

E na prática ?

Vamos imaginar que seu ambiente de virtualização seja composto por 02 host’s com 20 máquinas virtuais no total. Como ficaria o licenciamento do Windows Server 2012 e do System Center 2012 para este ambiente ?

Nós indicaríamos que comprasse 02 licenças do Windows Server 2012 Datacenter e mais 02 licenças do System Center 2012 Datacenter. Assim todas as suas máquinas virtuais teriam o licenciamento dos seus sistemas e você não se preocuparia com licenciamento mesmo que seu ambiente crescesse.

Esta em dúvida sobre o Hyper-V ?

Esta avaliando a possibilidade de gastar menos com virtuaização utilizando o Hyper-V mas esta em dúvida? Preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato para agendar uma prova de conceito sem nenhum custo.

[contactform email=”epassossilva@gmail.com” subject=”Virtualização de servidores” success=”Sua mensagem foi enviada com sucesso. Em breve retornaremos.”] [name label=”Nome” required=”true”] [email label=”Email” required=”true”] [textfield label=”Telefone com DDD” required=”true”] [textarea label=”Mensagem” required=”true”] [submit value=”Enviar”] [autoresponder fromName=”Comercial Infobusiness” fromEmail=”comercial@infob.com.br” subject=”SObre virtualização” message=”Olá %Nome% Recebemos sua mensagem sobre o seu interesse em ter um POC sobre virtualização com Windows Server 2012 e System Center 2012. Em breve nossos especialistas entrarão em contato para o agendamento. Atenciosamente. Equipe Infobusiness”] [/contactform]