Virtualização de estado de usuário

Eduardo Passos Licenciamento de software 0 Comments

A virtualização de estado do usuário é um conjunto de tecnologias encontradas no Windows Server  que permitem ao perfil do usuário estar separado do computador no qual ele trabalha.
Em uma afirmação de aplicação simples isso significa que o usuário pode mudar de máquina dentro do mesmo dominio e ter seu perfil, configurações e arquivos aonde quer que faça logon.
A virtualização de estado de usuário é composta por algumas tecnologias que estão já a algum tempo em uso: perfil móvel, redirecionamento de pastas e offline files.

Um perfil de usuário móvel é quando dado de usuário e configurações são armazenadas centralmente em um servidor que, em seguida, pode acompanhar os usuários que fazem logon e logoff de computadores diferentes. Isso significa que, independentemente do computador que eu estou usando pode ter uma experiência idêntica com relação ao meu desktop, aplicativos e dados disponíveis para mim.

O redirecionamento de pastas fornece a capacidade para alterar o local de destino de pastas pré-determinadas encontrado dentro do perfil de usuário para um servidor na rede que, em seguida, dá aos usuários uma maneira consistente de salvar e acessar seus arquivos e pastas, de diferentes computadores. O que isto significa é que quando salvo um documento para meus documentos (ou alguma outra pasta redirecionada), ele está realmente sendo em um servidor no data center para que, em seguida, esteja acessível em outro PC no qual eu faça logon.

Arquivos off-line (também conhecido como cache no lado do cliente ou CSC) disponibiliza arquivos de rede para um usuário final no seu PC quando uma conexão de rede para o servidor não está disponível ou lenta. Arquivos off-line é normalmente usado em conjunto com o redirecionamento de pastas. Arquivos offline são o que permitem aos usuários finais usar esses arquivos da pasta redirecionada quando são desconectados da rede corporativa ou se eles têm um link pobre ou nenhum link para o servidor.

Para mais detalhes acerca do assunto a seguinte série de videos é bastante esclarecedora:

http://technet.microsoft.com/en-us/windows/ff629664

Explore how Microsoft User State Virtualization with Folder Redirection enables IT organizations

http://technet.microsoft.com/en-us/windows/ff629668

Até a próxima