Windows Multipoint Server 2011

Eduardo Passos Licenciamento de software Leave a Comment

O Windows Multipoint Server é uma solução da Microsoft para clientes educacionais. Basicamente é uma solução de compartilhamento de recursos computacionais aonde um computador é compartilhado com até 10 usuários ou mais. Esse produto é construido com base no Windows Server 2008R2 e por isso faz uso de todo o potencial para virtualização de desktops que são parte de integrante do Remote Desktop Services(anterior TS).

Com o Windows Multipoint Server você pode ter usuários que possuem desktops com o Windows 7 sendo acessados de diferentes dispositivos como thinn clients, mini thinn clients(usb) e também até de outros computadores na rede. É uma ótima solução para escolas que possuem pouco ou nenhum orçamento para TI e que precisam ter salas de aulas com computadores, bibliotecas, etc. Vale dizer que com o Multipoint é possível também economizar em energia e espaço, além de facilitar o gerenciamento. O servidor é bastante fácil de ser configurado e a estratégia é permitir que profissionais de educação sem muita experiência com computadores seja capaz de instalar e usar.

Com a solução também é possivel controlar o que os alunos estão fazendo com o “desktop”, ou seja, se ele não estiver fazendo algo apropriado é possivel bloquear a estação e impedir o uso.

Se você é cliente educacional e quer conhecer com mais detalhes basta entrar em contato. Para mais detalhes sobre o licenciamento gostaria de lhe sugerir o video abaixo, ele é sobre a versão 2010, mas o licenciamento não mudou com o lançamento da versão 2011.