DAS, NAS e SAN – Entenda como funciona e os seus conceitos
Falando em armazenamento de dados vislumbramos logo em nossos pensamento, HD’s para aumentar nosso espaço, porém quando pensado exatamente o mesmo, porém em um ambiente em rede, temos 3 nomenclaturas nas quais se destacam – DAS, NAS e SAN.
DAS (Direct Attached Storage)
Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.
1 – Servidores conectados com seus discos, cada um independente do outro.
NAS (Network Attached Storage)
O NAS possui um sistema operacional completo que funciona com o propósito principal de ser um servidor de arquivos ligado diretamente a rede.
Esse ‘Storage’ por estar na rede poder ser compartilhado com diversos clientes, diferente do DAS. A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é ques servidores NAS utilizam transferência nível arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.
2 –Acessos simultâneos em cima do servidor NAS.
SAN (Storage Area Network)
Por ser uma implementação cara, a mesma é utilizada em média e grandes empresas que desejam ter uma estrutura redundante, com alta performance e que possuam acesso mais rápido e eficientes aos discos que compoem esse Storage.
Um dos grandes benefícios do SAN é a facilidade de comportatilhamento em vários servidores. Note aqui que a referência não é sobre acessos na rede como o NAS, mais sim em servidores, ou seja o SAN é conectado nos servidores.
3 – Servidor conectado ao storage.
Conseguimos visualizar agora os tipos de armazenamentos que podemos utilizar num ambiente de infra. Conseguimos visualizar que o SAN e DAS possuem mais eficiência, porque alêm de não compartilharem acesso com várias máquinas a gravação dos dados são em blocos.