Já deixou de ser moda para ser uma realidade. As empresas estão migrando seus workloads para nuvem e o Windows Azure é solução escolhida por muitas empresas respeitadas no mundo inteiro.
Talvez você já tenha pensado em utilizar o Windows Azure em alguns cenários em sua empresa. Pois desde fevereiro de 2016 a Microsoft lançou um benefício que pode ajudá-lo a acelerar essa adoção.
Clientes que tenham comprado licenças de Windows Server com Software Assurance podem usufruir do Azure Hybrid Use Benefit e diminuir consideravelmente os custos de adoção do Windows Azure.
O que é o Windows Azure Hybrid Use Benefit ?
Com o Azure Hybrid Use Benefit, clientes com Windows Server com Software Assurance podem portar as suas licenças on-premises e diminuir consideravelmente o preço da VM. Essa economia pode chegar até a 41%.
Para cada licença do Windows Server com SA, você passa a ter direito a até 02 VMs com 08 cores cada ou 01 VM com 16 cores cada, pagando somente a taxa da VM sem o custo de licenciamento.
Na prática a VM passa a ter o custo similar a uma máquina virtual com Linux.
Se a sua licença for Windows Server Datacenter, você ainda poderá continuar usando a licença no seu servidor local.
A único detalhe que você deve se atentar é que, para usufruir do Azure Hybrid Use Benefit, a VM deve ser implantada pelo PowerShell e não pelo portal. Após a implantação via PowerShell de forma correta, a licença aparecerá em seu relatório de cobrança com uma observação do desconto aplicado.
Como crio uma VM no Windows Azure com este benefício ?
Como falamos, você deverá usar o PowerShell e setar a licenseType corretamente.
Aqui tem um passo-a-passo sobre como implantar uma VM com PowerShell usando o novo (e recomendado) Resource Manager Model . Clique aqui para ler.