Algumas pessoas podem se surpreender que, em pleno 2017, ainda estamos falando sobre o Exchange Online.
O serviço de e-mail do Office 365, começou a sua vida como o Exchange Labs, lançado em 2007, passando a fazer parte do Office 365 somente em 2011.
Quase dez anos depois, estima-se que o Exchange Online possui cerca de 350 milhões de usuários.
O Exchange Online agora tem mais caixas de correio rodando na nuvem do que no local, que é estimado em aproximadamente 250 milhões de caixas de correio onpremises no Exchange local.
Leia também: Exchange Online vs Exchange no local
Com todo esse movimento de migração de e-mail para o Exchange Online, é mais importante do que nunca entender tudo o que puder sobre o Exchange Online hoje.
O que é o Exchange Online?
O Exchange Online é a solução de e-mail corporativo na nuvem desenvolvido pela Microsoft.
Ele pode ser comprado individualmente ou como parte de um dos planos do Office 365.
O seu grande diferencial em relação a uma solução de e-mail local, ou mesmo a uma solução de e-mail oferecida por um provedor tradicional que ainda use protocolo POP ou IMAP é:
- Integração total com outros produtos da Microsoft;
- Recursos avançados de controle e segurança;
- Possibilidade de usar o e-mail ao mesmo tempo de praticamente qualquer dispositivo;
- Sincronismo entre os e-mails, agendas e lista de contatos;
- Possibilidade quase infinita de gerenciamento e controle;
- Alta disponibilidade dos serviços de e-mail com garantia de que sempre estará disponível para uso.
Agora não falamos mais somente de e-mail
Houve uma mudança grande na forma como a Microsoft oferece o Office 365 e, por consequência, o Exchange Online.
Ele passou a ser visto como uma suíte de produtividade, ao invés de uma coleção de substituições para as soluções de servidores instalados no local como o próprio Exchange ou o Sharepoint.
Existe a expectativa de que o serviço do Office 365 seja muito mais que somente uma ferramenta para enviar e-mails e usar o Word e Excel. O Office 365 passou a ser uma ferramenta que permite que suas equipes de trabalho consigam ser mais produtivas, se comuniquem melhor ou trabalhem de forma mais inteligente.
Mas quais recursos diferenciam o Exchange Online de outros serviços de e-mail do mercado?
Continue lendo o artigo e veja cada um dos recursos que o diferenciam de um simples serviço de e-mail.
Integração com o ecosistema de produtos Microsoft
Imagine que você receba um e-mail com uma requisição de compra de seu cliente, com um arquivo noformato Word anexado ao e-mail. No corpo do e-mail o cliente pede para preencher a requisição em anexo com os dados do seu produto para que ele contrate os seus serviços.
Como você faria para preencher esse documento?
Bem, é provável que fizesse o download do anexo, salvasse o arquivo na sua máquina, editasse o arquivo, salvasse novamente, abriria o seu cliente de e-mail e responderia o e-mail do seu cliente anexando novamente o arquivo da requisição de compra.
Agora veja a imagem abaixo:
Como pode ver na imagem acima, usando o webmail do Exchange Online, eu simplesmente clico no anexo e posso editá-lo online e responder o meu cliente com as alterações sem sair do e-mail. Imagine o ganho de produtividade no trabalho?
Esse é só um pequeno exemplo da integração do Exchange Online com as outras ferramentas da Microsoft. Abaixo uma lista de possíveis integrações:
- Sincronismo com o Active Directory, para ter uma única senha e um único repositório de usuários da corporação.
- Integração com a sua plataforma de PABX, para uma experiência de comunicação unificada entre servidor de e-mail, Teams e sua telefonia.
- Integração entre todas as ferramentas do Office 365.
Recursos de segurança avançados
Existe uma grande preocupação com a segurança dos dados hoje em dia. São muitos os ataques e é preciso que a solução de e-mail que a sua empresa utiliza, possa garantir a proteção necessária aos seus dados.
Quando você utiliza um e-mail de classe empresaria da Microsoft que vem com o Office 365, você poderá desfrutar de uma série de recursos de segurança avançados. São eles:
- Arquivo morto online: Expanda o armazenamento disponível do Exchange Online para um espaço infinito e nunca mais apague uma mensagem.
- Descoberta Eletrônica: Use os recursos de Descoberta Eletrônica e encontre dados relevantes em todos as ferramentas do Office 365.
- Monitoramento e auditoria: Monitore e investigue as ações realizadas em seus dados, identifique riscos de forma inteligente, contenha as ameaças e responda a elas, e proteja propriedades intelectuais valiosas.
Se quiser conhecer mais sobre os recursos de Compliance do Office 365 e do Exchange Online, clique aqui.
Integração com o seu domínio local
Hoje temos que lidar com uma série de fornecedores de soluções SaaS (Software como Serviço) e uma infinidade de logins e senhas.
Podemos simplificar muito a vida dos usuários de nossas empresas, quando conseguimos integrar esses serviços com o nosso AD para que usem o mesmo usuário e senha que usam para logar no seus computadores, não acha?
O Exchange Online e todo o resto do Office 365 é compatível com o sincronismo de senha e até com a possibilidade de configuração de Login Único, usando o seu servidor de domínio como plataforma para controlar a autenticação dos usuários.
Espaço de armazenamento
O Exchange Online oferece uma excelente capacidade de espaço para armazenamento de suas mensagens com os seus 50 GB para cada caixa de e-mail.
Além desse espaço, você pode contratar planos que oferecem a opção de Arquivo Morto na nuvem, com espaço praticamente infinito de armazenamento.
Facilidade de gerenciamento e rapidez na implantação
O Exchange Online possui uma Central de Administração simples e intuitiva, que exige uma baixa curva de aprendizado.
A implantação de novas instalações de e-mail costumam ser rápidas e demorar no máximo alguns dias.
Simplicidade na migração
A própria Microsoft oferece ferramentas de migração do Exchange Local ou mesmo de outros serviços de e-mail que usam protocolo IMAP para o Exchange Online.
Além das ferramentas oferecidas pela Microsoft, outros fornecedores oferecem uma série de ferramentas que facilitam ainda mais a migração.
Apesar de terem um custo, elas permitem que processos de migração que durariam dias ou mesmo semanas, ocorram em horas.
Quais os planos do Exchange Online e como comprar
Existem duas formas de contratar o Exchange Online.
Uma é comprando um plano individual e outra é comprando um plano do Office 365 que venha com o Exchange Online incluso. Vamos as opções.
Planos individuais do Exchange Online
Recursos | Exchange Online plano 1 | Exchange Online plano 2 |
---|---|---|
Capacidade da caixa de e-mail | 50GB | 100GB |
Pode usar o Outlook 2010 ou superior | Sim | Sim |
Acesso ao OWA, o webmail do Exchange | Sim | Sim |
Uso de Inteligência Artificial para organização da caixa de entrada | Sim | Sim |
Recursos de proteção antispam e antivírus premium | Sim | Sim |
Recursos de arquivo morto | Sim, somento local | Sim, na nuvem e ilimitado |
Recursos avançados de segurança com DLP, PII e PCI | Não | Sim |
Planos do Office 365 com Exchange Online incluso
Exchange Online Plano 1 – Incluso nos planos de Office 365 Business Essentials, Business Premium e E1.
Exchange Online Plano 2 – Incluso nos planos de Office 365 E3 e E5.
Como migrar de outros serviços de e-mail para o Exchange Online
Como já falado acima, migrar de outros serviços de e-mail para o Exchange Online é simples e pode ser feito de duas maneiras:
- Usando a própria ferramenta de migração que já existe dentro do Office 365.
- Usando ferramenta de terceiros para migração de outros serviços de e-mail para o Exchange Online.
A primeira opção você encontra dentro Configurar >> Migração de dados no menu lateral na dashboard administrativa do Office 365.
A segunda opção eu recomendo o Migrationwiz da BitTitan. Uma excelente ferramenta de migração cloud to cloud de serviços de email como Google, Amazon, Lotus, Zimbra, IMAP e muito os outros tipos de email para o Exchange Online.