Você já sabia que o ciclo de suporte do SQL Server expira a cada 10 anos? Pois é, isso quer dizer que o suporte ao SQL Server 2014 terminará no ano que vem.
Quando expira o suporte ao SQL Server 2014, afinal?
O suporte base já acabou em 2017, mas o suporte estendido finaliza em 9 de julho de 2024. Após essa data, ele não receberá mais atualizações de segurança, atualizações que não são de segurança, correções de bugs ou suporte técnico.
Eu uso o SQL Server 2014, e agora?
Isso quer dizer que quem faz uso do SQL Server 2014 é recomendado, para serem executados com segurança, aplicativos e cargas de trabalho devem ser migrados para o Azure. A Instância Gerenciada de SQL do Azure é totalmente gerenciada e está sempre atualizada (PaaS). Os clientes também podem fazer lift-and-shift para Máquinas Virtuais do Azure, incluindo o Host Dedicado do Azure, a Solução VMware no Azure e o Azure Stack (Hub, HCI, Edge), para obter três anos adicionais de extensão de atualizações de segurança sem custo.
Os clientes que precisam de uma solução local podem atualizar para o SQL Server 2019. Quem for qualificado com o Software Assurance em um Contrato Enterprise também podem comprar ESUs para SQL Server 2012.
Estou atrasado, ainda utilizo o SQL Server 2012, também não tenho mais suporte?
O suporte para o SQL Server 2012 acabou em julho de 2022 (lembra do ciclo de 10 anos?), e as recomendações são as mesmas: migrar para o Azure. Ou atualizar para o SQL Server 2019.
E quais são os benefícios de atualizar o SQL Server?
Além da segurança que todo ambiente atualizado tem a nos oferecer, tem também:
- Tecnologia mais recente: As novas versões do SQL Server apresentam inovações que incluem recursos de desempenho, escalabilidade e alta disponibilidade, bem como segurança aprimorada.
- Controle: você tem o máximo de controle sobre os recursos e a escalabilidade, porque você gerencia tanto o hardware quanto o software.
- Ambiente conhecido: se você estiver fazendo a atualização de uma versão antiga do SQL Server, esse ambiente será o mais semelhante.
- Extensa aplicabilidade: aplicável aos aplicativos de banco de dados de qualquer tipo, incluindo sistemas OLTP e data warehouse.
- Baixo risco para aplicativos de banco de dados: quando a compatibilidade do banco de dados está no mesmo nível do sistema herdado, os aplicativos de banco de dados existentes são protegidos contra alterações funcionais e de desempenho que podem ter efeitos prejudiciais. Um aplicativo só precisa ter uma nova certificação completa quando precisa usar recursos que são restritos por uma configuração de compatibilidade de banco de dados mais recente.
E os benefícios da Instância Gerenciada do Azure SQL, quais são?
Caso deseje aproveitar o descarregamento da manutenção e do custo, mas considera o conjunto de recursos de um banco de dados individual do Banco de Dados SQL do Azure muito limitado, faça a migração para a Instância Gerenciada de SQL.
- Custo: você pode economizar descarregando a manutenção de hardware e software.
- Lift-and-shift: você pode migrar por lift-and-shift toda a sua instância local do SQL Server para uma instância gerenciada, incluindo todos os bancos de dados com pouca ou nenhuma alteração no banco de dados.
- Recursos: é muito semelhante aos recursos de uma instância local do SQL Server, como consultas entre bancos de dados, publicação e distribuição de replicação transacional, agendamento de trabalhos SQL e suporte à CLR.
- Escalabilidade: em uma instância gerenciada, todos os bancos de dados compartilham recursos e é possível aumentar e diminuir a qualquer momento sem tempo de inatividade.
- Automação: a aplicação de patch e os backups ocorrem automaticamente, proporcionando uma economia valiosa de tempo de manutenção.
- Disponibilidade: o custo do serviço inclui armazenamento e alta disponibilidade, com 99,99% de disponibilidade garantida.
- Intelligent Insights: obtenha insights sobre o desempenho dos seus bancos de dados com a análise de inteligência interna.
- Sem versão: o Banco de Dados SQL do Azure não tem versão, isso o que significa que você está sempre usando a versão mais recente sem precisar se preocupar com atualizações ou tempo de inatividade. Além disso, você está sempre usando o mais recente e o melhor, com nossos recursos estáveis e mais recentes sendo lançados na nuvem primeiro.
- Baixo risco para aplicativos de banco de dados: quando a compatibilidade do banco de dados está no mesmo nível dos bancos de dados locais, os aplicativos de banco de dados existentes são protegidos contra alterações funcionais e de desempenho que possam ter efeitos prejudiciais. Um aplicativo só precisa ser totalmente recertificado quando precisar usar recursos disponíveis em uma configuração de compatibilidade de banco de dados mais recente.
Benefícios do SQL Server em VMs do Azure
Outra opção é migrar a sua carga de trabalho para uma Máquina Virtual do Azure que executa o SQL Server. Você pode migrar o sistema no estado em que se encontra e manter o SQL Server de fim do suporte ou fazer a atualização para uma versão mais recente do SQL Server.
- Redução de custos: você economiza o custo do hardware e do software para servidores, pagando apenas pelo uso por hora.
- Lift-and-shift: você pode migrar o SQL Server e a infraestrutura de aplicativo por lift-and-shift para a nuvem com pouca ou nenhuma alteração.
- Ambiente hospedado: você terá os benefícios de um ambiente hospedado, como descarregamento de hardware e manutenção de software.
- Automação: se você estiver usando o Windows Server 2008 R2 e superior, obterá o benefício da aplicação automatizada de patch e backups automatizados.
- Controle do sistema operacional: você tem controle sobre o ambiente do sistema operacional, mas com o conjunto de recursos conhecido do SQL Server.
- Implantação rápida: você pode fazer a implantação rapidamente usando uma biblioteca de imagens de máquinas virtuais.
- Mobilidade de Licenças: você pode levar sua licença, permitindo uma diminuição do custo operacional.
- Alta disponibilidade: você se beneficia da disponibilidade da máquina virtual interna pela infraestrutura do Azure que apresenta até 99,99% de disponibilidade e aproveita as opções de alta disponibilidade do SQL Server, como instâncias de cluster de failover e grupos de disponibilidade Always On.
- Baixo risco para aplicativos de banco de dados: quando a compatibilidade do banco de dados está no mesmo nível dos bancos de dados herdados, os aplicativos de banco de dados existentes são protegidos contra alterações funcionais e de desempenho que podem ter efeitos prejudiciais. Um aplicativo só precisa ter uma nova certificação completa quando precisa usar recursos que são restritos por uma configuração de compatibilidade de banco de dados mais recente.
Todas as informações acima foram retiradas do site Microsoft Learn.