Já fizemos alguns artigos falando sobre que os fabricantes de software estão aumentando as ações de fiscalização e sobre como é importantes os gestores de TI manterem uma metodologia rígida de controle dos seus passivos de software.
O que muitos clientes alegam como o grande empecilho para manter todos os seus softwares legalizados, é o alto custo inicial de compra. Empresas com mais de 50 máquinas podem ter custos superiores a US$ 20.000,00 para legalizar todos os softwares da corporação.
Software como serviço
Vendo essa dificuldade muitos fabricantes criaram uma nova modalidade de licenciamento. O licenciamento baseado em subscrição.
Nesta modalidade o cliente paga uma taxa anual baixa para usufruir sempre do software mais atual por um período pré-determinado em contrato (geralmente 01 ano). Nesta modalidade o cliente tem vários benefícios:
- Menor valor de investimento inicial;
- Benefícios fiscais, já que passa a pagar por serviço e não a compra de um produto;
- Direito a atualizações enquanto o contrato for válido;
- Suporte diferenciado.
O Creative Cloud da Adobe
Um fabricante que é muito usado pelas empresas é Adobe que é líder em softwares de produção de vídeo, web e design.
Seus softwares costumam ter um custo alto e acabam inviabilizando a compra por empresas pequenas. Ciente disso a Adobe lançou o Creative Cloud, que é um serviço de compra de suíte de produtos da Adobe por subscrição.
Produtos inclusos são:
Veja a lista completa em https://creative.adobe.com/apps
Esta versão é muito parecida com a Creative Suite 6 Master Collection porém com um preço muito mais em conta. Enquanto a Master Collection custa em média quase US$ 4.000,00 por licença, a Creative Cloud custa menos de US$ 1.400,00.
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