HP Proliant G8 servers

Um pouco mais sobre a nova família de servidores HP

A nova família de servidores HP G8, tem o objetivo em fazer com que as máquinas fiquem mais fáceis de serem gerenciadas e dar substancialmente mais I / O e velocidade de dados de armazenamento.

Os Gen8 terá suporte a PCI-Express 3.0, mas também contará com as já conhecidas controladores da HP SmartArray e também irá acompanhar disponibilidade para os novos discos SSDs (discos de estado sólido), bem como ajustes nos módulos de memória que irá permitir que funcionem cerca de 25%  mais rápido do que as outras plataformas.

HP afirma que seus novos servidores ProLiant G8 irão incorporar mais de 150 novos recursos que foram impulsionadas pelas necessidades dos clientes. Mark Potter, gerente geral de servidores padrão da indústria e da divisão de Software da HP, disse durante um webcast que os servidores da família  Gen8 são máquinas que a empresa aplicou mais de 900 patentes relacionadas com a nova tecnologia que desenvolveu.

Um deles, chamado soquete Smart, é um soquete do processador Xeon renovada que a HP desenvolveu em conjunto com a Intel para ter certeza de que parceiros e clientes que adicionarem processadores para máquinas ProLiant não dobrem seus pinos.

Mas a HP foi rápida em apontar que não está abandonando sua integridade baseados em Itanium e servidores Superdome, nem irá  abandonar o seu HP-UX.

No entanto, a HP fez admitir que alguns clientes corporativos ainda querem alguns atributos de um sistema HP-UX, mas com hardware comum e software. Adicione esses três projetos acima, a HP irá investir cerca de US $ 300 milhões ao longo dos próximos 2 anos.

Ao todo, são quatro famílias de servidores ProLiant Gen8 disponíveis ao longo dos próximos meses, começando com algumas máquinas no próximo mês, de acordo com John Gromala, diretor de marketing da divisão ISSS na Hewlett-Packard.

Os servidores do G8 também incluem um recurso chamado Smart Drive, o que torna mais fácil identificar alguma falha de disco, para que os administradores de sistema acidentalmente não removam uma unidade de disco em produção, quando parece haver uma falha.

No geral, a nova família de servidores HP irá gradativamente substituir os atuais servidores ProLiant G7, que são baseados em Xeon 5500 e 5600, e Opteron da AMD 6100 e 6200 processadores.

Por enquanto, o preço deverá ser o mesmo das máquinas atuais G7.  Uma das áreas-alvo principais da ProLiant G8  são o armazenamento de dados, e isso acontece porque as necessidades de armazenamento, tanto de capacidade e largura de banda I / O, estão crescendo mais rapidamente do que as necessidades do processador ou rede.

Por exemplo, para cada dólar gasto em armazenamento em um centro de dados, há mais de seis dólares de de custos em servidores, operações e manutenção, energia, refrigeração, etc

As novas controladoras da HP SmartArray, quando emparelhado com SSDs e slots PCI-Express 3.0, serão capazes de conduzir melhorias de mais de 50% de performance (processamento transacional online), e para outros tipos de cargas de trabalho poderia entregar um fator de melhoria 6X em operações E / S por segundo.

Com discos SSDs, uma máquina G8 ProLiant pode entregar 500.000 IOPS a partir de um único chassi, que é aproximadamente 100 vezes mais I / O do que o mesmo servidor usando discos rígidos.

Fonte: Hewlett Packard.

 

 

 

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.