Vou começar a postar uma série de artigos sobre recursos do Office 365 que o mercado brasileiro ignora, mas que podem ser excelentes ferramentas para o seu dia-a-dia de trabalho. O Yammer é uma dessas ferramentas.
Em 2012 a Microsoft anunciava a compra da empresa Yammer por US$ 1,2 bilhão. A Yammer era uma empresa que desenvolveu uma ferramenta de rede social similar ao Facebook, porém com um foco no mercado corporativo. A idéia por trás do Yammer é que seja uma rede social focada em produtividade, onde grupos de trabalho possam se integrar e iniciar conversas sobre os projetos que estão envolvidos.
No Yammer, assim como no Facebook, você pode seguir outros colegas de trabalho, criar grupos de discussão, interagir com postagens de outros colegas, seguir hastags e alguns outros recursos. Grandes empresas como DHL, Shell e algumas outras já usam o Yammer.
Porque é importante considerar a implantação do Yammer ?
No Brasil é normal estarmos desalinhados com as tendências de países de primeiro mundo. Nos EUA e na Europa, já é muito comum a adoção de soluções de software, que permitam que os funcionários possam trabalhar melhor em equipe. Aqui ainda estamos engatinhando.
Segundo o vencedor do Nobel, o economista Paul Krugman, “produtividade não é tudo, mas no longo prazo é quase tudo”.
O trabalhador brasileiro ainda tem uma taxa de produtividade muito baixa. É só vermos que um americano produz o equivalente a 04 brasileiros. É óbvio que isso também é fruto de problemas estruturais do Brasil, sistema educacional e etc. Mas as empresas podem investir em processos e sistemas, para tentar aumentar um pouco a produtividade de suas equipes.
O Office 365 é uma dessas soluções que podem ajudar a aumentar a produtividade de sua equipe. O problema é que no Brasil houve uma grande adoção do Office 365 mas as empresas estão subutilizando o produto, só usando o Exchange Online e Office instalado na máquina. Se a sua empresa está fazendo isso, está jogando dinheiro fora.
O Yammer é uma dessas ferramentas que fazem parte do pacote do Office 365 e não é quase utilizada no Brasil. Com ele você pode ter uma maior integração entre suas equipes, principalmente se você times de trabalho maiores e espalhados em diferentes locais.
Com o Yammer sua empresa entrará na era do Social Business conectando colaboradores, fornecedores e clientes, por meio de redes específicas.
O que você ganha com isso? Rapidez para compreender o mercado, agilidade para aperfeiçoar produtos e serviços, liderança ao atender as necessidades e desejos de seus consumidores, produtividade ao permitir que todos os especialistas de sua empresa ajudem a superar desafios a partir de suas melhores capacidades.
O que pode ser feito com o Yammer ?
Crie grupos de trabalho
Você pode criar grupos de trabalho e convidar somente os funcionários que estão envolvido com esses projetos.
Agilize a comunicação
Ver a sua empresa crescer é muito bom mas é comum começar a ter problemas de comunicação. Como mapear as insatisfações? Como permitir que pessoas em nível hierárquicos mais baixos possam escalar problemas que só podem ser resolvidos por cargos de diretoria?
Você pode criar hastags para que todos da equipe possam acompanhar os problemas.
Conecte-se com pessoas de fora da sua organização
Como se trata de uma rede social corporativa, suas informações são privadas. Mas, você pode conceder acesso a pessoas externas a sua corporação como fornecedores ou parceiros comerciais.
Integração com o Office 365
O Yammer se integra a todas as outras ferramentas presentes no Office 365, amplificando a sua produtividade.