fbpx

Qual o melhor software de backup para servidores?

Em tempos de Ransomware e outras ameaças modernas, é fundamental que as empresas se preocupem em investir no melhor software de backup para seus servidores. Ter uma política de backup bem definida e confiável, é a garantia que sua empresa não sofrerá maiores prejuízos em caso de um ataque ou de qualquer outro incidente que cause a perda de dados.

Sabendo que é importante ter uma ferramenta de backup corporativo dos servidores, qual solução escolher?

Hoje o mercado disponibiliza inúmeras soluções, com diversos níveis de preço. São tantas opções, que o time de TI pode ficar confuso sobre qual é a melhor ferramenta para ter um servidor de backup na empresa.

Uma coisa é certa. Não importa o tamanho da sua empresa, com certeza existe um software de backup que lhe atende.

Continue lendo este artigo e veja se consegue encontrar qual é o mais adequado para você.

Tipos de softwares de backup para servidores

Iremos dividir as principais soluções de backup do mercado em 03 categorias. São elas:

  • Softwares gratuitos para backup de servidores.
  • Soluções de backup com instalação no local.
  • Soluções de backup como serviço ou Backup na nuvem.

Em cada categoria citada acima, eu irei detalhar as principais soluções de backup disponíveis, com seus prós e contras e uma conclusão sobre a ferramenta.

É importante salientar que tudo que eu escrever daqui para frente é a minha opinião baseada na minha experiência de mais de 15 anos no mercado de TI. Obviamente que você pode discordar de algo que eu fale sobre alguma ferramenta ou achar que esqueci de alguma. 

Se este for o seu caso, eu o convido que compartilhe as suas experiências nos comentários para podermos enriquecer o debate.

Softwares gratuitos de backup

Existem algumas soluções de backup gratuitas disponíveis no mercado.

Elas costumam ser mais usadas em pequenas empresas, que precisam de uma solução simples de implantar e de baixo custo. Abaixo citamos as mais conhecidas:

Windows Server Backup

O Windows Server Backup (WSB) é um recurso que fornece opções de backup e recuperação para ambientes de servidor com Windows Server e já vem incluso por padrão em toda instalação.

Os administradores podem usar o Windows Backup Server para fazer backup de um servidor completo, do system state, de volumes de armazenamento selecionados ou de arquivos ou pastas específicos.

Ele é uma solução relativamente simples de implantar, mas pode ser complicada de gerenciar quando você precisa fazer backup de vários servidores, pois não possui uma interface única para gerenciamento.

Pontos positivos do Windows Server Backup 

  • Por já vir incluso no Windows Server, é fácil de habilitar e configurar.
  • Usuários com conhecimento básico conseguem configurar facilmente uma rotina de backup.

Pontos negativos do Windows Server Backup

  • Não possui uma ferramenta de gerenciamento e de relatórios centralizada.
  • A configuração de alertas e coletas de informações dependem de uma conhecimento em Powershell, algo que nem todos profissionais possuem.
  • A configuração de políticas de backup é muito limitada, o que não garante que tenhamos a recuperação do dado mais recente em caso de algum incidente.

Conclusão sobre o Windows Server Backup

Era muito mais comum encontrar empresas usando o Windows Server Backup no passado, quando a quantidade de dados gerada pelas empresas era bem menor e os sistemas mais simples.

Hoje existem opções mais modernas e com mais recursos disponíveis no mercado que também são gratuitas.

Bacula

O Bacula é um software de backup Open Source muito conhecido e respeitado no mercado.

Possui uma estrutura modular e uma série de recursos que não deixam nada a perder frente a concorrentes pagos como Arcserve, Backup Exec e Veeam.

Apesar de ser Open Source, ele possui duas versões. A Community que é gratuita, e a Enterprise que é a versão paga.

A versão gratuita consegue atender perfeitamente ambientes mais simples, muito comuns em pequenas e médias empresas. Diferente do Windows Backup Server citado acima, o Bacula possui um gerenciamento centralizado e relatórios, facilitando a vida do gestor de TI.

Infelizmente os recursos mais modernos de backup como deduplicação, replicação, compatibilidade com os principais hypervisors e muitos outros recursos, só estão disponíveis na versão Enterprise. Veja aqui o comparativo da versão Community vs a Enterprise do Bacula.

Pontos positivos do Bacula

  • Apesar de open source, é a solução gratuita que mais se aproxima das ferramentas de backup mais conhecidas do mercado;
  • Possui gerenciamento centralizado e pode ser usado para gerenciar o backup de vários servidores;
  • Farta documentação na internet e uma comunidade muito ativa.

Pontos negativos do Bacula 

  • Como toda solução Open Source, é muito importante avaliar o custo “oculto” que se esconde por trás da gratuidade da licença. Soluções desse tipo costumam necessitar de um conhecimento que exige um profissional mais capacitado, que costuma ser mais caro. Nem tudo que é Open Source é, de fato, de graça.
  • Alguns recursos mais modernos só estão disponíveis na versão Enterprise.
  • Profissionais que não possuem experiência em ambientes Linux podem ter dificuldades de implementa-lo.

Conclusão sobre o Bacula

Se na sua empresa você possui um profissional com bons conhecimentos de Linux, talvez seja interessante considerar o Bacula como alternativa. Porém, se você quer usar as praticas mais modernas de backup ou mesmo implantar uma solução de recuperação de desastres para seus servidores, talvez a versão Community, que é a versão gratuita, não seja a melhor opção.

Cobian Backup

O Cobian Backup é um software de backup de servidores muito conhecido dos profissionais mais antigos.

Muito usado no passado, vem deixando de ser usado desde que seu desenvolvedor vendeu o código fonte e nunca mais foi atualizado.

Sinceramente não tem muito o que ser dito da ferramenta e eu sempre recomendo aos clientes onde o encontro sendo usado a remove-lo. Não é uma boa prática de segurança manter em seus servidores um software que não é mais atualizado.

Neste caso específico não vejo nenhum benefício na ferramenta, principalmente com tantas opções gratuitas ou baratas a disposição no mercado.

Veeam Backup free edition

A Veeam surgiu há alguns anos e ganhou muito mercado, saindo de uma empresa desconhecida de soluções de backup, para passar a brigar de igual para igual com grandes fabricantes de soluções de backup como Arcserve, Backup Exec e tantos outros.

Esse crescimento absurdo se deu por conta do crescimento do uso de virtualização de servidores. A Veeam desenvolveu ferramentas muito simples para backup de ambientes virtualizados com VMware e Hyper-V.

Outra grande sacada do fabricante foi criar versões gratuitas dos seus produtos, o que permitiu que gestores de TI pudessem usar a ferramenta gratuitamente e depois migrar para as versões pagas, caso necessário.

Pontos positivos do Veeam Backup free edition

  • É uma ferramenta mais moderna e oferece uma excelente compatibilidade com ambientes virtualizados com VMware e Hyper-V. Simples de instalar e de configurar.
  • Pode facilmente ser usado em ambientes pequenos, com poucas máquinas virtuais dentro de um único host.

Pontos negativos do Veeam Backup free edition

  • Como toda ferramenta gratuita, ela acaba sendo limitada e não oferece uma plataforma de gerenciamento centralizado. O que pode ser um problema quando você tem mais de um host de virtualização.
  • A versão gratuita tem várias limitações em relação as versões pagas dos produtos da Veeam. Dependendo do seu ambiente a falta de alguns recursos podem inviabilizar o uso da ferramenta.

Conclusão sobre o Veeam Backup free edition

Excelente ferramenta para backup, principalmente se você usa virtualização de servidores com VMware e Hyper-V com poucas máquinas virtuais em um único servidor. Já se a sua empresa não usa virtualização ou tem mais de 01 host de virtualização, sugiro pensar em usar a versão paga ou usar outra ferramenta de backup para os seus servidores.

Softwares de backup tradicionais

Nos primórdios da informática, antes de o armazenamento em disco se tornar barato e a computação na nuvem aparecer. Nós, dinossauros da informática, armazenávamos os nossos backups em fitas.

Se você tem menos de 30 anos e não está fazendo idéia do que eu estou falando, olhe a imagem abaixo.

Imagem de uma fita Lto 4 usada nos primordios da informática para armazenar o backup dos servidores.

Essa é uma fita LTO 4. Era em fitas como essas que armazenávamos o backup de nossos servidores no passado.

Obviamente tudo mudou desde então, mas os softwares de backup para servidores mais usados da época resistiram e se adaptaram aos tempos modernos.

Vamos as mais conhecidas.

Arcserve

A Arcserve é um software de backup reconhecido pelo mercado e foi criado pela Computer Associates (CA). Recentemente a CA fez um spin-off tornando a Arcserve uma empresa independente.

A Arcserve conseguiu se reinventar, abandonando a sua solução de backup tradicional chamada Arcserve Backup, que usava uma abordagem antiga de backup com foco em fitas, migrando todos os seus investimentos para uma solução mais nova chamada Arcserve UDP.

O Arcserve UDP permite que você tenha uma solução não só de backup, mas também de Disaster Recovery completa, com a possibilidade de replicação de servidores entre filiais ou para nuvem.

Pontos positivos das soluções da Arcserve

  • Compatibilidade com uma grande variedade de sistemas e banco de dados.
  • Possibilidade de usar um ambiente híbrido, com um legado de backup em fita para conseguir ler backups antigos e fazer o backup dos dados mais recentes usando uma abordagem mais moderna.
  • Totalmente compativel com os principais players de nuvem, permitindo uma recuperação de um servidor em um novo equipamento ou na nuvem.

Pontos negativos das soluções da Arcserve

  • Por ser uma solução de backup para servidores com foco em médias e grandes empresas, seu custo pode ser relativamente alto para empresas menores.
  • A sua implantação exige um profissional com experiência na ferramenta, outro ponto que pode encarecer a solução.

Conclusão sobre a solução da Arcserve

É um produto renomado e reconhecido pelo mercado. Se o seu ambiente é formado por vários sistemas diferentes e relativamente complexo, ele é uma excelente opção. Já para pequenas empresas, que geralmente possuem ambientes mais simples e poucos servidores, pode ser uma solução que não justifique o custo de implantação e suporte.

Veeam

Sim, pode parecer que estou sendo repetitivo, mas não. Mais acima neste artigo eu falei sobre as soluções gratuitas da Veeam e como elas ajudaram a empresa a alcançar o topo no mercado de ferramentas para backup de servidores.

Só nesta categoria de soluções “tradicionais de backup”, não posso deixar de falar das suas soluções pagas.

Assim como nas ferramentas gratuitas, a Veeam nasceu com foco em ter uma solução para backup e recuperação de ambientes virtualizados com VMware e Hyper-V. Os profissionais de TI passaram a adorar a ferramenta pois ela oferecia um custo mais baixo de aquisição, em comparação com seus concorrentes mais tradicionais como Arcserve e Backup Exec, além de ser relativamente mais simples de implantar e manter.

O grande calcanhar de aquiles sempre foi o backup de máquinas físicas e a compatibilidade com sistemas de backup legados em fita. Nas versões mais recentes de seus produtos, ela adicionou a compatibilidade com ambiente legado de backup em fitas e também a possibilidade de backup de servidores físicos.

Pontos positivos das soluções de backup da Veeam

  • O processo de licenciamento dos produtos da Veeam são mais simples, assim como a instalação e manutenção. Com isso, seu custo total de aquisição, onde consideramos os custos de licença, suporte e manutenção, costumam ser os mais baratos entre as soluções corporativas de backup para servidores.
  • Como é uma solução que nasceu para fazer backup de servidores virtuais, tem uma integração sensacional com Hyper-V e VMwware. Se o seu ambiente de servidores é virtualizado, ela é uma excelente pedida.

Pontos negativos das soluções de backup da Veeam

  • Apesar de ter lançado um agente para backup de máquinas físicas, esse nunca foi o foco da Veeam. Se o seu ambiente estiver muito misturado entre ambientes virtuais e físicos, talvez a solução da Veeam não atenda tão bem. O ideal é testar em um ambiente separado e ver a experiência.

Conclusão sobre a solução da Veeam

É uma excelente opção para empresas médias, que precisam de uma solução de backup com perfil mais corporativo, pois une um custo baixo de aquisição, com um processo de implantação mais simples.

O único ponto de atenção que talvez inviabilize o projeto, é a compatibilidade com ambientes legados ou não virtualizados. Apesar de ser um recurso novo, deve ser testado para ter surpresas.

Softwares de backup de servidores como serviço

Com o crescimento da computação na nuvem e o baixo custo do armazenamento em disco, sugiram várias ferramentas de backup que fogem do modelo tradicional de venda de licenças.

Neste novo modelo, os fabricantes cobram pelo GB armazenado no backup e oferecem o seu serviço de replicação na nuvem para garantia de disponibilidade de dados.

Talvez você possa estar pensando que ferramentas como Arcserve e Veeam, também oferecem a possibilidade de replicação do backup para uma nuvem pública. Mas diferença é que, enquanto as ferramentas tradicionais cobram pelas licenças e você que se responsabiliza pelo pagamento do custo de armazenamento na nuvem, as soluções de backup como serviço não cobram licenças sendo o único custo do espaço de armazenamento consumido na nuvem.

Este modelo de contratação de backup pode ser muito interessante para pequenas e médias empresas que não conseguem ser atendidas pelas ferramentas gratuitas e nem podem pagar todo o custo de soluções mais tradicionais de backup.

Vamos as opções mais conhecidas dessa categoria de ferramentas de backup corporativo.

Acronis

A Acronis é uma marca muito conhecida entre os profissionais técnicos de informática.

Ela possui uma solução de backup que é vendida através do modelo de licenciamento tradicional, mas a ferramenta mais usada da Acronis é o Acronis Cloud.

O grande diferencial do Acronis Cloud é que a ferramenta oferece uma plataforma WEB para gerenciamento dos seus backups. Isso é muito bom, pois permite que o gestor acesse a ferramenta praticamente de qualquer lugar com internet sem ter que se preocupar em configurar nenhum recurso de acesso remoto ao seu ambiente.

Oferece opção backup de máquinas físicas e virtuais com Windows e Linux, além de aplicações como SQL Server, Active Directory, Exchange, Office 365, entre outras.

Pontos fortes da solução de backup da Acronis

  • Das ferramentas de backup em nuvem que já utilizei, foi a que ofereceu a melhor experiência de portal para administração do backup. Além de acessível, é simples de configurar e fácil de aprender como usar;
  • Tem um excelente recurso de proteção contra Ransomware que monitora todos os seus processos do servidor e bloqueia aplicações que tentem iniciar um processo de criptografia no disco.
  • As opções de restore também são muito simples de usar, permitindo desde o restore de arquivos isolados, até a recuperação Bare Metal de um servidor inteiro em uma nova máquina ou em um servidor na nuvem.

Pontos negativos da solução de backup da Acronis

  • Não é a ferramenta com o melhor custo por GB entre as ferramentas de backup em nuvem para ambiente corporativo disponíveis no mercado. O custo mais alto é compensado pela excelente ferramenta de gerenciamento, mas em empresas que tem massas de dados muito grandes, o custo pode ser um bloqueio para usar a ferramenta.
  • Ela não faz backup nativamente de outros bancos de dados além do SQL Server. Caso precise fazer backup de MySQL ou Oracle, você terá que configurar um script para rodar um dump e depois fazer a copia do dump com o Acronis.

Conclusão sobre a solução da Acronis

É uma excelente opção de ferramenta para backup na nuvem de servidores e estações. Ela permite o armazenamento do backup em um disco externo ou um storage, e depois fazer a réplica para a nuvem.

O seu grande diferencial é a ferramenta para gestão dos backups, que é muito simples de usar. Se você procura uma ferramenta para fazer backup em nuvem de forma simples e sem precisar ter que aprender a usar uma nova ferramenta, ela é um excelente pedia.

Nós usamos o Acronis Cloud em vários de nossos clientes. Se quiser fazer uma estimativa de custos para sua empresa, é só entrar em contato conosco.

Azure Backup

Esta é solução da Microsoft para backup de servidores na nuvem.

Pode ser utilizado tanto para backup de máquinas virtuais hospedadas no Azure, quando de servidores locais, sejam eles virtuais ou físicos.

É uma ferramenta muito simples de usar e com uma pegada parecida com o Windows Backup Server que falamos mais acima, claro que mais moderna.

É a solução de backup em nuvem para servidores, com o menor custo por GB do mercado. Porém, como nem tudo é perfeito, a sua configuração é muito engessada e não permite que você possa escolher um repositório de armazenamento do backup em um dispositivo externo, como um HD.

Temos um artigo que explicamos com detalhes tudo que precisa saber sobre o Azure Backup.

Pontos fortes do Azure Backup

  • O menor custo de backup em nuvem para servidores. Se o seu problema é orçamento e tem um ambiente Microsoft, é uma excelente alternativa;
  • Simplicidade de instalação. Basicamente um next, next, finish.

Pontos fracos do Azure Backup

  • Apesar do baixo custo, que pode chamar a atenção, peca por não oferecer uma ferramenta de gerenciamento e monitoramento simples. A Microsoft divulga que pode usar o OMS para monitoramento, mas não é uma ferramenta simples de configurar.
  • O preço que se paga por ter uma instalação simples é que a ferramenta é engessada e não permite nenhum tipo de personalização, como o armazenamento do backup local em um disco externo.

Conclusão sobre o Azure Backup

Se a sua empresa precisa fazer backup de VMs no Azure ou de poucos servidores locais Windows e tem um orçamento limitado, o Azure Backup pode ser uma boa opção.

Mas se o seu ambiente não é somente Windows e também possui algumas aplicações que também precisam de backup, ele passa a não ser uma boa opção.

Também ajudamos os clientes que querem instalar o Azure Backup. Se quiser fazer uma estimativa de custos para sua empresa, é só entrar em contato conosco.

E agora? Qual software de backup eu escolho para proteger meus servidores?

Com certeza existem várias outras opções no mercado, mas se fosse falar de todas as opções de ferramentas de backup de servidores, este artigo viraria um pequeno livro.

São várias opções disponíveis e isso pode confundir a cabeça na hora de escolher.

Como regra, eu costumo orientar meus clientes da seguinte maneira:

  1. Fuja o máximo de soluções gratuitas de backup, principalmente soluções como Cobian e similares. Se tiver que usar soluções free, prefira as de marca já reconhecidas como Bacula ou Veeam. Em tempos de Ransomware, não podemos dar bobeira. É preciso garantir que possamos fazer o restore dos dados quando preciso. Ferramentas pagas, mesmo as mais baratas, possuem suporte do fabricante.
  2. Analise o perfil da sua empresa e qual a sua tolerancia de RTO e RPO. Para quem não conhece essas siglas, RTO ou Recovery Time Objective, diz respeito a quantidade de tempo que a empresa pode ficar parada até o restore dos dados. Já o RPO ou Recovery Point Objective, se refere a quanto de informação a empresa tolera perder em caso de catástrofe. Se a sua empresa possui RTOs e RPOs baixos, você terá que usar soluções de backup tradicionais como Arcserve UDP ou Veeam.
  3. Pense com carinho no seu orçamento. Se o seu orçamento é baixo, faça um teste com ferramentas de backup em nuvem. Mesmo empresas maiores podem usar sem problemas soluções como o Acronis Cloud.

Peca para o revendedor da solução de backup fazer um POC ou disponibilizar um trial. Experimente a solução e veja se sente confortável em usá-la.

Caso precise de ajuda na decisão, pode sempre contar conosco.

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

4 respostas

Deixe seu comentário