Recetemente um de meus colegas perdeu todos os dados que estavam no hd do seu laptop, falha de hardware. É um problema ao qual todos nós estamos sujeitos.
Falhas em hardware, perda, roubo, exclusão acidental e falhas de sistema operacial deixam nossos arquivos pessoais sempre vulneráveis.
No caso do meu colega ele tinha vários arquivos vitais para ele, e infelizmente vai ter de gastar algum dinheiro para que um laboratório especializado recupere as informações que eram de grande importância para ele.
Existem algumas maneiras de minimizar estes problemas, a mais famosa delas é o tradicional backup, seja em um pen-drivre, midia, hd externo, servidor, etc…Todavia uma das mais fáceis e interessantes maneiras de salvar seus documentos é colocá-los na nuvem. Sim deixar o que é mais importante para você seguro e acessível virtualmente de qualquer lugar. Tudo o que você precisa ter é uma conexão com a internet.
Existem atualmente muitas empresas que oferecem este tipo de serviço , alguns são pagos e outros são totalmente gratuitos, entre estes últimos o melhor é o SkyDrive que é parte integrante do Live da Microsoft e lhe forneçe uma espaço de armazenamento de 25Gb aonde você pode salvar seus documentos e fotos que podem ou não ser compartilhados.
Se você possui o Microsoft Office 2010 pode ainda integrar facilmente o Skydrive e salvar diretamente na nuvem através do seu desktop seus documentos. Simples, prático, eficiente e o melhor de tudo: totalmente free. Tudo o que você precisa ter é um live id válido e pronto. Já pode começar a salvar seus documentos. E se estes documentos forem do Word, Powerpoint, Excel ou Onenote, você pode ainda visualizar e editar os mesmo diretamente no browser.
Crie hoje mesmo seu espaço de armazenamento no Skydrive: http://skydrive.live.com/
O video abaixo é uma tutorial acerca de como usar este recurso.