certificação microsoft

7 dicas para obter uma Certificação Microsoft de graça.

Eduardo Passos Assuntos gerais 0 Comments

A Microsoft é hoje o grande fornecedor de infraestrutura básica de TI e por isso é muito importante que você obtenha a sua certificação Microsoft. Sendo um profissional certificado Microsoft você consegue mais visibilidade, credibilidade e, principalmente, aumentar a sua rentabilidade, seja você um prestador de serviços ou um funcionário.

Neste artigo iremos abordar:

  • Como estudar para sua certificação Microsoft de graça;
  • Dicas de fonte de materiais de estudo;
  • Links de acesso direto aos cursos gratuitos.

Qual a importância de uma certificação Microsoft ?

Nosso parceiro e MVP da Microsoft, Rafael Bernardes, fez um vídeo muito legal falando sobre certificação. O principal ponto que ele fala no vídeo e que eu assino embaixo é que: foque em dominar o produto para o qual quer se certificar e só depois pense em certificação.

Ser um profissional certificado é muito importante porém, mais importante ainda é dominar o produto ou tecnologia que pretende tirar a certificação. Então, antes de pensar nas certificações da Microsoft, pense em como você se sente seguro com o produto que pretende se certificar.

Se você entendeu este ponto então vamos falar sobre a importância de uma certificação.

Ter uma certificação significa que o fabricante testou seus conhecimentos e garante para o mercado que você está apto para trabalhar com o produto ou tecnologia para qual foi certificado. No caso específico de Microsoft, ter uma certificação o fará ter um diferencial entre milhares de profissionais.

Vamos agora as dicas para certificação Microsoft.

07 dicas para sua certificação Microsoft de graça.

Antes de começar a ler sobre as dicas, é importante que defina qual caminho quer seguir para se tornar um profissional certificado Microsoft.

Acesse https://www.microsoft.com/pt-br/learning/certification-overview.aspx e escolha uma categoria. Nossas dicas se aplicam a todas elas.

1° Use o Microsoft Virtual Academy

O Microsoft Virtual Academy (MVA), nada mais é que uma ferramenta de e-learning sensacional que a Microsoft criou. Além de vários cursos livres que podem ajudar muito na sua carreira, existem cursos específicos para te preparar para a certificação. Abaixo separo alguns:

MCSA Windows Server 2012

A certificação mais procurada pelos que começam no mundo Microsoft.

Para se tornar um MCSA em Windows Server 2012, você precisa ser aprovado nos exames 70-410, 70-411 e 70-412. Abaixo os links que indico no MVA.

70-410https://mva.microsoft.com/pt-br/training-courses/exame-70410-instalando-e-configurando-o-windows-server-2012-r2-12146?l=dU6ZtOQIB_4404984382

70-411https://mva.microsoft.com/pt-br/training-courses/preparatrio-de-exame-de-certificao70411-administrando-o-windows-server-r2-12147

70-412https://mva.microsoft.com/pt-br/training-courses/preparatrio-de-exame-de-certificao-70412-configurando-servios-avanados–12148

MCSA Office 365

O Office 365 é a solução de comunicação e colaboração na nuvem da Microsoft. Suas vendas tem aumentado cada vez mais e por isso é importante que tenham profissionais formados na área.

Para se tornar um MCSA em Office 365 você precisa ser aprovado nos exames 70-346 e 70-347. Abaixo separo o curso do MVA que te prepara para essas provas.

https://mva.microsoft.com/en-US/training-courses/office-365-fundamentals-8288?l=yy4ZYGXy_2404984382

MCSD para Azure

Se você prefere a área de desenvolvimento então a formação em Azure é o ideal para você. Para se tornar um MCSD em Azure precisa passar nas provas 70-532, 70-533 e 70-534.

70-532 – https://mva.microsoft.com/en-US/training-courses/developing-microsoft-azure-solutions-8481 (O curso deste link deve ser desativado em 30/05/2016, caso esteja lendo esse artigo e não consiga acessar no MVA, tente o http://video.ch9.ms/sessions/ignite/2015/BRK3907.mp4 no Channel 9)

70-533 – https://mva.microsoft.com/pt-br/training-courses/70533-implementando-solues-de-infraestrutura-no-microsoft-azure-12192?l=HvmkNISIB_9104984382

70-534 – https://mva.microsoft.com/en-US/training-courses/architecting-microsoft-azure-solutions-8655?l=5mlAXxF1_9604984382

O MVA é uma excelente fonte de consulta. Use e abuse do campo de busca e ache cursos relacionados aos produtos que deseja se certificar, indo além somente dos cursos de preparação.

2° Estude inglês

Parece óbvio mas, os melhores materiais gratuitos para estudar para uma certificação da Microsoft estão disponíveis somente em inglês. É fundamental que ao menos leia bem em inglês.

Se não domina ao menos a leitura em inglês então invista primeiro em aprender a língua.

3° Expanda o seu conhecimento

Na primeira dica eu coloquei os link dos cursos no MVA que preparam para os exames mas é interessante que você expanda o seu conhecimento.

Pretende fazer o MCSA de Windows Server 2012? Então, além de estudar com os links que passei, coloque na busca do MVA Windows Server 2012. Faça os cursos que acredite que sejam relacionados com o Windows Server.

Lembre-se, é mais importante dominar o produto do que simplesmente decorar e passar na prova. Mais tarde quando for prestar um serviço ou conseguir um emprego na área, o que vai ser cobrado é o seu conhecimento da ferramenta e não a nota que tirou na certificação.

4° Convença a sua empresa a comprar Microsoft com Software Assurance.

O Software Assurance é um benefício excelente que pode ser atrelado nos contratos de compra de licenças Microsoft (já falei sobre Software Assurance). O Software Assurance tem vários benefícios e existem especificamente dois que podem ajudar e muito no seu processo de certificação.

Quando se compra um contrato Open Value (que já vem com o SA) sua empresa passa a ter direito a vouchers de treinamento em centros técnicos de formação Microsoft. Assim, você pode fazer a sua formação de forma presencial e de graça!

Além deste benefício, você terá acesso a todas as licenças da Microsoft para laboratório sem nenhum tipo de restrição.

Se você já trabalha em uma empresa, então converse com o seu gestor sobre a importância de se comprar licenças Microsoft com Software Assurance e como isso pode ajudar a manter a sua equipe técnica atualizada e certificada. Se tiver dúvidas sobre esse processo basta deixar sua mensagem nos comentários.

5° O Google é o seu amigo.

Essa é outra daquelas dicas batidas mas é importante reforçar, sempre busque por conteúdo de estudo no Google. Precisa fazer a prova 70-461? Busque no Google e se delicie.

6° Sem dor não há ganho.

Fuja dos atalhos! Nada de gabaritos decorados ou coisas do tipo. Como já falamos antes, o que importa é o conhecimento que você tem e não só a certificação. Na hora da verdade, quando tiver que resolver um problema, o que vai contar é o seu conhecimento e não se tem ou não certificação. O mais importante é o estudo!

Se acredita que não terá disciplina para estudar para certificação Microsoft da forma como estamos propondo, então procure um centro técnico de formação autorizado aqui.

7° Sem máquina para criar laboratórios de estudo? Use o Virtual Labs da Microsoft

A Microsoft tem um recurso bem legal para quem não possui uma máquina com todas as especificações necessárias para criar laboratórios e por em prática o que estuda. É o Technet Virtual Labs.

Neste site você encontrará uma série de laboratórios prontos para você testar os seus conhecimentos. É um recurso sensacional e muito simples de usar.

Falta de recursos não será mais uma desculpa para não fazer a sua certificação Microsoft.

Conclusão

É fundamental que um profissional de TI que utilize das tecnologias da Microsoft no seu dia-a-dia de trabalho, se preocupe em se especializar e obter uma certificação Microsoft.

Os mais de 10 anos de experiência na área me mostraram que, o mercado cobra sim por profissionais certificados e aceita pagar mais para este tipo de profissional.

É óbvio que somente a certificação não adianta. Hoje em dia um profissional deve ter uma formação multidisciplinar.

Abaixo destaco mais algumas dicas preciosas para quem está começando a sua carreira em TI.

  • Preocupe-se primeiro com a sua carreira e depois em ganhar dinheiro.
  • Leia sobre assuntos fora da sua área de atuação. Se preocupe com a sua cultura.
  • Escreva muito! Crie um blog, divulgue as suas ideias e crie tutoriais para os que estão começando.
  • Participe dos fóruns de profissionais Microsoft.
  • Procure por grupos de usuários da tecnologia ou produto que pretende se certificar, no Facebook e no Linkedin.
  • Coloque como prioridade o estudo do inglês. Ser fluente na língua abre muitas portas.
  • O fato de ser especialista em um produto não deve ser impeditivo de aprender sobre outros. Conhecimento nunca é demais.
  • Tenha como foco primeiro obter experiência e depois com o dinheiro. Procure oportunidades de trabalho onde possa ganhar muita experiência e estar em contato com profissionais bem melhores que você, mesmo que isso signifique ganhar pouco.
  • Tenha em mente que um profissional de TI estudará para sempre. Mantenha sua certificação atualizada.

Conheça outros benefícios do Software Assurance

Clique no botão ao lado e baixe um relatório com todos os benefícios do Software Assurance da Microsoft.

Talvez também goste dos artigos abaixo: