fbpx

7 dicas para estudar para Certificação Microsoft de graça.

Artigo escrito originalmente em 22 de maio de 2016 e atualizado em 27 de janeiro de 2020.

A Microsoft é hoje um dos maiores fornecedores de soluções de TI do mundo.

Se você é profissional de tecnologia e deseja se destacar na sua área, é muito importante que você obtenha a sua certificação Microsoft.

Sendo um profissional certificado Microsoft você consegue mais visibilidade, credibilidade e, principalmente, aumentar a sua rentabilidade, seja você um prestador de serviços ou um funcionário.

Neste artigo iremos abordar:

  • Como estudar para sua certificação Microsoft de graça;
  • Dicas de fonte de materiais de estudo;
  • Links de acesso direto aos cursos gratuitos.

Qual a importância de uma certificação Microsoft ?

Nosso parceiro e MVP da Microsoft, Rafael Bernardes, fez um vídeo muito legal falando sobre certificação. O principal ponto que ele fala no vídeo e que eu assino embaixo é que: foque em dominar o produto para o qual quer se certificar e só depois pense em certificação.

Ser um profissional certificado é muito importante porém, mais importante ainda é dominar o produto ou tecnologia que pretende tirar a certificação. Então, antes de pensar nas certificações da Microsoft, pense em como você se sente seguro com o produto que pretende se certificar.

Se você entendeu este ponto então vamos falar sobre a importância de uma certificação.

Ter uma certificação significa que o fabricante testou seus conhecimentos e garante para o mercado que você está apto para trabalhar com o produto ou tecnologia para qual foi certificado. No caso específico de Microsoft, ter uma certificação o fará ter um diferencial entre milhares de profissionais.

Vamos agora as dicas para certificação Microsoft.

07 dicas para sua certificação Microsoft de graça.

Antes de começar a ler sobre as dicas, é importante que defina qual caminho quer seguir para se tornar um profissional certificado Microsoft.

Acesse https://query.prod.cms.rt.microsoft.com/cms/api/am/binary/RE2PjDI e escolha uma categoria. Nossas dicas se aplicam a todas elas.

1° Use o DOCs da Microsoft.

Use e abuse do repositório de documentações de produtos da Microsoft. Para acessa-lo, navegue até https://docs.microsoft.com/pt-br/ e busque pela tecnologia que deseja estudar.

Prefira sempre o conteúdo em inglês, pois o em português pode ter alguns erros de tradução que podem prejudicar a compreensão da ferramenta.

2° Apreenda tudo o que precisa no Microsoft Learn.

Quando este artigo foi escrito a nossa sugestão para ferramenta gratuita de aprendizagem era o Microsoft Virtual Academy.

O MVA foi repaginado e agora se chama Microsoft Learn.

No Microsoft Learn você escolhe o caminho de estudos que deseja trilhar e vai assistindo as aulas. São materiais bem completos e que vão te ajudar muito a tirar a sua certificação.

2° Estude inglês

Parece óbvio mas, os melhores materiais gratuitos para estudar para uma certificação da Microsoft estão disponíveis somente em inglês. É fundamental que ao menos leia bem em inglês.

Se não domina ao menos a leitura em inglês então invista primeiro em aprender a língua.

3° Expanda o seu conhecimento

Não foque somente no produto ou tecnologia que quer se certificar. Expanda um pouco mais o seu conhecimento buscando tecnologias complementares.

Pretende fazer o MCSA de Windows Server? Então, além de estudar para isso, busque também estudar o Azure e como ter uma infraestrutura na nuvem.

Lembre-se, é mais importante dominar o produto do que simplesmente decorar e passar na prova.

Mais tarde, quando for prestar um serviço ou conseguir um emprego na área, o que vai ser cobrado é o seu conhecimento da ferramenta e não a nota que tirou na certificação.

4° Convença a sua empresa a comprar Microsoft com Software Assurance.

O Software Assurance é um benefício excelente que pode ser atrelado nos contratos de compra de licenças Microsoft (já falei sobre Software Assurance). O Software Assurance tem vários benefícios e existem especificamente dois que podem ajudar e muito no seu processo de certificação.

Quando se compra um contrato Open Value (que já vem com o SA) sua empresa passa a ter direito a vouchers de treinamento em centros técnicos de formação Microsoft. Assim, você pode fazer a sua formação de forma presencial e de graça!

Além deste benefício, você terá acesso a todas as licenças da Microsoft para laboratório sem nenhum tipo de restrição.

Se você já trabalha em uma empresa, então converse com o seu gestor sobre a importância de se comprar licenças Microsoft com Software Assurance e como isso pode ajudar a manter a sua equipe técnica atualizada e certificada. Se tiver dúvidas sobre esse processo basta deixar sua mensagem nos comentários.

5° O Google é o seu amigo.

Essa é outra daquelas dicas batidas mas é importante reforçar, sempre busque por conteúdo de estudo no Google. Precisa fazer a prova 70-461? Busque no Google e se delicie.

6° Sem dor não há ganho.

Fuja dos atalhos! Nada de gabaritos decorados ou coisas do tipo. Como já falamos antes, o que importa é o conhecimento que você tem e não só a certificação. Na hora da verdade, quando tiver que resolver um problema, o que vai contar é o seu conhecimento e não se tem ou não certificação. O mais importante é o estudo!

Se acredita que não terá disciplina para estudar para certificação Microsoft da forma como estamos propondo, então procure um centro técnico de formação autorizado aqui.

7° Sem máquina para criar laboratórios de estudo? Use o Virtual Labs da Microsoft

A Microsoft tem um recurso bem legal para quem não possui uma máquina com todas as especificações necessárias para criar laboratórios e por em prática o que estuda. É o Technet Virtual Labs.

Neste site você encontrará uma série de laboratórios prontos para você testar os seus conhecimentos. É um recurso sensacional e muito simples de usar.

Falta de recursos não será mais uma desculpa para não fazer a sua certificação Microsoft.

Conclusão

É fundamental que um profissional de TI que utilize das tecnologias da Microsoft no seu dia-a-dia de trabalho, se preocupe em se especializar e obter uma certificação Microsoft.

Os mais de 10 anos de experiência na área me mostraram que, o mercado cobra sim por profissionais certificados e aceita pagar mais para este tipo de profissional.

É óbvio que somente a certificação não adianta. Hoje em dia um profissional deve ter uma formação multidisciplinar.

Abaixo destaco mais algumas dicas preciosas para quem está começando a sua carreira em TI.

  • Preocupe-se primeiro com a sua carreira e depois em ganhar dinheiro.
  • Leia sobre assuntos fora da sua área de atuação. Se preocupe com a sua cultura.
  • Escreva muito! Crie um blog, divulgue as suas ideias e crie tutoriais para os que estão começando.
  • Participe dos fóruns de profissionais Microsoft.
  • Procure por grupos de usuários da tecnologia ou produto que pretende se certificar, no Facebook e no Linkedin.
  • Coloque como prioridade o estudo do inglês. Ser fluente na língua abre muitas portas.
  • O fato de ser especialista em um produto não deve ser impeditivo de aprender sobre outros. Conhecimento nunca é demais.
  • Tenha como foco primeiro obter experiência e depois com o dinheiro. Procure oportunidades de trabalho onde possa ganhar muita experiência e estar em contato com profissionais bem melhores que você, mesmo que isso signifique ganhar pouco.
  • Tenha em mente que um profissional de TI estudará para sempre. Mantenha sua certificação atualizada.
Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

4 respostas

  1. Pingback: 7 dicas para Certificação Microsoft de graça – Inforneves Informática
  2. Bacana! Porém não encontrei o que o título da postagem informa: Dicas para obter certificação Microsoft “de graça”.

    Mesmo assim, são ótimas dicas para quem está começando a atuar na área da tecnologia.

  3. Boa tarde a falha no titulo não é de graça e sim Pago o curso no Academy é gratuito mesmo assim totalmente em inglês então ter cuidado na hora de inicia esse titulo não perder credibilidade do site.

    1. Prezado Marcus,

      Os cursos no MVA são gratuitos. É completamente possível estudar para qualquer certificação Microsoft sem precisar gastar nada, somente o custo da prova que não tem como fugir.

      Além disso não existe somente o MVA como fonte de estudos gratuita.

Deixe seu comentário