fbpx

A nuvem privada certa

Estamos sempre visualizando a ascenção de alguma tecnologia ou conjunto de tecnologias. Faz algum tempo quando escutamos falar pela primeira vez de Terminal Services. Quando este recurso se tornou disponível fomos capazes de ver uma gradual, e depois uma grande adoção por parte de empresas dos serviços de área de trabalho remota.

Depois começamos a ouvir falar de Virtualização. Desta vez um ruído foi bastante intenso e tivemos um vislumbre do que estamos começando a ver agora com a virtualização de datacenters inteiros. Quando ouvimos pela primeira vez falar sobre virtualização as opiniões foram bastante distintas. Alguns acreditavam ser um risco muito grande, outro abraçaram  imediatamente e começaram a fazer uso e apesar de algumas dificuldades técnicas iniciais, benefícios foram obtidos.

Mais recentemente um novo tipo de virtualização conhecido como VDI, ou infraestrutura de desktops virtualizados, neste cenários temos VM´s em um datacenter que executam sistemas operacionais clientes e que são acessadas de diferentes tipos de dispositivos. Muitas empresas fazem uso de VDI e muitas outras estão começando a obter vantagens com esta abordagem: segurança, continuidade de negócios, etc.

Em todos estes momentos quando vemos uma tecnologia ou apenas um recurso ser amplamente divulgado, implementado e até mesmo recomendado observamos um “boom” de empresas e profissionais que possuem toda a experiência e a eficiência para entregar estas soluções de maneira rápida e com o discurso da super eficiência. Alguns dizem que possuem o conjunto de softwares perfeitos para a implementação, outros dizem que melhoram o que você já possui e ainda temos as empresas que dizem que seu ambiente atual é falho e você só vai sair desta situação quando aplicar esta nova tecnologia.

Observamos algo assim em todos os momentos em que estas tecnologias emergiram e estamos vendo isso agora mesmo enquanto o novo “boom” do momento ecoa pelos céus. Estou me referindo a Nuvem Privada.

Antes de dar um alerta acerca do que sua empresa precisa estar ciente acerca, vamos examinar primeiro o que é Nuvem Privada.

Um ambiente de nuvem privada é dependente de um tipo de computação chamado cloud computing, ou computação de nuvem. Neste cenário temos vários conceitos e alguns deles são diferentes uns dos outros mas o que pretendemos deixar é a essência deste tipo de ambiente. Nuvem privada é a implementação de serviços na nuvem sobre os recursos que são dedicados à sua organização, eles existem localmente ou fora de sua empresa. Ele normalmente irá mostrar as seguintes características:

Recursos compartilhados: Em uma nuvem privada, recursos são reunidos em unidades de negócio para aumentar a eficiência e permitir uma escala maior. Ao permitir que vários consumidores compartilharem recursos, se consegue atingir maior utilização dos recursos e uma utilização mais eficiente da infra-estrutura.

Elasticidade: Uma vez reunidos, os recursos dedicados a qualquer  serviço podem ser expandidos ou contraídos por meio de automação ou fluxo de trabalho. Isso significa que os serviços de TI podem ser dimensionados rapidamente para cima ou para baixo de acordo com os requisitos de negócios.

Self-Service: Em um ambiente de nuvem, os consumidores de serviços e  provedores de serviço,  irão configurar e gerenciar serviços através de um sistema que permite o provisionamento automatizado de recursos ou portal interativo para criarem recursos de acordo com sua necessidades.

Controle e personalização: Uma nuvem privada baseia-se em recursos dedicados à sua organização apenas. Isso significa que você terá maior controle e personalização sobre sua arquitetura de nuvem.

Qualquer oferta de nuvem privada que não esteja fundamentada nestes principais aspectos é no mínimo incompleta. Fique atendo a soluções rápidas e que prometem milagres no que diz respeito a uma nuvem sob demanda para sua empresa. Fique muito atento também a pessoas e empresas que aproveitam tecnologias emergentes para oferecer algo que eles não podem entregar. Existem os Super Profissionais de TI que irão dizer que virtualizar seus servidores, criar um load balance, colocar uma ou duas ferramentas  para gerenciar é criar uma nuvem privada. Um ambiente assim é muito mais do que isso. Procure parceiros Microsoft com o certificação Cloud Accelerate para seus projetos de nuvem privada e pública também. A Infobusiness é um destes.

A Solução da Microsoft para a nuvem privada, é construída sobre o Windows Server 2008 R2 Hyper-V e System Center, ela é parte essencial da abordagem da Microsoft para cloud computing, permitindo que você construa um ambiente de nuvem dedicada a transformar a maneira como você fornecer serviços de TI aos negócios.

Para mais informações visite: http://www.microsoft.com/pt-pt/cloud/cloudpowersolutions/private_cloud.aspx

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Uma resposta

Deixe seu comentário