fbpx

Soluções Microsoft: DPM 2010

Se você precisa de uma solução para proteção de dados em seu ambiente provavelmente já escutou falar de várias mas talvez o System Center Data Protection Manager não é uma das que você talvez conheça de maneira mais profunda. O objetivo deste post é jogar um pouco de luz acerca do DPM,  e também fornecer algumas informações acerca de como licenciar a solução para o seu ambiente. Este é um post que irá ser seguido por outros visando fornecer mais informações acerca do DPM e de outros produtos da família System Center.

O System Center Data Protection Manager 2010 é uma solução para backup ou proteção de dados voltada para garantir proteção em diversas soluções Microsoft, desde uma Servidor de Arquivos básico até mesmo um banco de dados SQL Server. O DPM também se destaca por proteger os dados de desktops e laptops. O DPM contém ferramentas conhecidadad como o  software de servidor, o Console de gerenciamento Microsoft (MMC) e o Windows Explorer. Os administradores de TI já estão familiarizados com essas ferramentas, o que reduz os custos de treinamento.

 

Se o seu ambiente possui soluções como Sharepoint, SQL Server, Exchange Server, Hyper-V o DPM é a solução ideal para garantir a proteção destes serviços com tranquilidade e confiança. Através de uma console de administração fácil de ser utilizada você pode agendar backups tanto para discos como também fitas caso use alguma destas estratégias ou ambas. O DPM 2010 também monitora alterações de dados em um nível de blocos ou bytes o que permite a você economizar espaço de armazenamento e também garantir um restore mais rápido.

Os agentes do DPM usam serviços de cópias de sombra de Volume (VSS) para garantir que dados estão protegidos e restaurados usando apenas métodos que foram desenhados e com suporte de cargas  de aplicativos, como o gravador VSS do Exchange ou logs transacionais do SQL Server.

Licenciamento

O Licenciamento do DPM é muito tranquilo de licenciar e esta disponível nos principais tipos de contratos de licenciamento por volume. Existem 3 tipos de Licenças de Gerenciamento disponíveis.

Management License Standart – Proteção do Sistema Operacional servidor e seus serviços (AD,File Server, IIS)

Management License Enterprise – Proteção das aplicações do Servidor (Exchange, SQL, Sharepoint,Hyper-V)

Management License OSE/User – Proteção para sistemas operacionais ou usuários

Você precisa apenas determinar a quantidade de servidores e desktops que deseja proteger com o DPM. No caso do servidores é preciso determinar o que cada um destes servidores possui para que agende corretos sejam adquiridos. Você pode conferir os requerimentos para instalação do DPM neste link.

Recursos adicionais

Caso você queira saber mais acerca DPM os seguintes recursos são disponibilizados:

DPM 2010 datasheet – Product Overview

Download de versão de avaliação

Planning a DPM 2010 Deployment

Deploying System Center Data Protection Manager 2010

Data Protection Manager 2010 Operations Guide

Data Protection Manager 2010 Troubleshooting Guide

 

 

 

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Deixe seu comentário