fbpx

Conhecendo soluções Microsoft

Hoje daremos inicio a um série de artigos relacionados a produtos e soluções da Microsoft. Nosso objetivo é deixar importantes informações relacionadas a visão geral, potencialidades, licenciamento e por último recursos de treinamento e avaliação.

Esta série é destinada a apresentar uma visão geral e dessa maneira não iremos nos aprofundar muito acerca de detalhes muito técnicos sobre as soluções. Todavia você pode entra contato conosco para mais informações e detalhes relacionados.

Vamos iniciar hoje deixando informações sobre uma solução amplamente utilizada por milhões de pequenas e médias empresas ao redor do mundo: Microsoft Small Business Server.

Visão Geral

O Small Business Server é uma solução bastante consolidada e que tem por objetivo permitir que empresas pequenas e médias com até 75 usuários usufruam de requesitos essenciais para uma infraestrutura básica de TI. Sendo uma solução All-in One o SBS torna possivel obter agilidade, disponibilidade, segurança e controle sem ser uma solução complexa de ser implementada. Este foi sempre seu foco, simplicidade de implementação e gerenciamento para que empresas pequenas tenham facilidade para uso e gestão.

Potencialidades

O Microsoft Small Business Server 2011 possui duas versões com potencialidades comuns e distintas ao mesmo tempo. Primeiramente vamos falar do potencial do Windows Small Business Server 2011 Standart, destinado a empresas com até 75 usuários. Este servidor possui recursos de e-mail(Exchange 2010), colaboração(Sharepoint Foundation), além de recursos de file server e print server, acesso remoto, WSUS(Gestão de updates) e naturalmente Active Directory. É um produto ideal para empresas que precisam de uma solução All-in One e que desejam ter funções importantes como e-mail e colaboração internamente. Ele requer algum conhecimento para implementação.

A segunda versão é o Microsoft Small Business Server 2011 Essentials. Voltado para empresas menores e principalmente aquelas qua não possuem um servidor de verdade ou mesmo nenhum servidor. Ele possui funções muito importantes e que podem ajudar pequenos negócios a ganharem mais agilidade com funções de servidor de arquivos, servidor de impressão, backup para computadores, e que possuem o minimo conhecimento de TI.

Temos ainda para ambas versões o SBS 2011 Premium Addon que é destinado para fornecer a um custo muito baixo um servidor adicional para empresas que precisam de um servidor extra para aplicações de linha de negócios que usam um banco de dados SQL Server, e que precisam talvez de recursos de virtualização (Hyper-V), branch office ou mesmo um controlador de dominio adicional. Com o Premum Addon empresas que possuem qualquer uma das versões do SBS 2011 recebem uma licença adicional do Windows Server 2008R2 Standar e o SQL Server 2008R2 para Small Business.

Licenciamento

O licenciamento da linha SBS é bastante simples e vamos examinar separadamente cada uma das edições. Primeiramente vamos verificar a edição Standart. Estas são as licenças requeridas:

Licença do Servidor
CAL de acessso para cada usuário ou dispositivo, no máximo 75.

Com a licença do servidor cinco cal´s de acesso são inclusas e você pode adquirir o SBS 2011 Standart via FPP/OEM e nos seguintes modelos de licenciamento por volume: Open License e Open Value.

O licenciamento do Windows Small Business Server 2011 Essentials e ainda mais simples. Tudo o que você precisa adquirir é a licença do servidor ou em breve aqui no Brasil através dos integradores OEM um servidor com ele incluso. Ele não precisa de CAL de acesso uma vez que se limita a empresas com até 25 usuários. Esta diponível via OEM/FPP e no Open License e no Open Value também.

O Premium Addon é licenciado para ambas versões e requer uma licença de Premium Addon para o servidor e CAL Premium Addon para acesso ao SQL Server para usuários ou dispositivos.

Para um guia de licenciamento do SBS você pode clicar aqui.

Treinamento e Avaliação

Se você quer recursos de treinamento para o SBS 2011 Standart:
http://technet.microsoft.com/pt-br/gg621146

Para avaliação das versões Standard e Essentials do Microsoft Small Business Server 2011 visite o seguinte website:
http://www.microsoft.com/en-us/server-cloud/Windows-Small-Business-Server/trial.aspx

Também é possível avaliar e treinar o uso do SBS 2011 através de Laboratórios Virtuais da Microsoft:
http://technet.microsoft.com/en-us/virtuallabs/ff465366

Para mais detalhes acerca do SBS 2011 entre em contato com a gente.

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Deixe seu comentário