fbpx

Conhecendo soluções Microsoft – Forefront Identity Manager 2010

Organizações de diversos tamanhos possuem uma carga cada vez maior de identidades ou credenciais para acessar o ambiente e também várias aplicações. Para tais ambientes é preciso ter uma solução de gerenciamento de identidade eficiente que se integra perfeitamente  ao ambiente. Para atender a esta demanda o a Microsoft disponibilizar uma solução da família Forefront chamada Forefront Identity Manager(FIM).

O FIM 2010 oferece integração com uma ampla gama de sistemas operacionais de rede, e-mail, banco de dados, diretório, aplicação e acesso de arquivos. O FIM 2010 suporta conectores para Active Directory, Novell, Sun, IBM, Lotus Notes, Microsoft Exchange Server, Oracle , Microsoft SQL Server ™ bancos de dados, SAP e outros. Isso proporciona às empresas o poder de se conectar e sincronizar a multiplicidade de diferentes fontes de informações de identidade a sua empresa — na maioria dos casos sem a necessidade de instalar software de qualquer tipo sobre os sistemas de destino. Mesmo em alguns casos pode ser necessário para se conectar a aplicativos personalizados ou legados únicos para uma organização específica, a capacidades de agente extensível do FIM 2010 permite às empresas integrar e gerenciar identidades para esses aplicativos por meio de desenvolvimento de agentes personalizados nos ambientes de desenvolvimento Microsoft Visual Studio ®.

Aumentando a segurança e conformidade. O FIM 2010 fornece recursos de gerenciamento de diretiva que simplificam o gerenciamento de identidade de auditoria e conformidade. Integrando as ferramentas que ele usa para gerenciar identidades, credenciais e recursos,  o FIM 2010 ajuda as organizações a integrar as políticas em toda a organização e proteger a empresa. Além disso, com ferramentas de gerenciamento de autenticação fortes integradas ao FIM 2010, as organizações podem mais facilmente desfrutar os benefícios de segurança de autenticação.

O FIM 2010 permite aos usuários alterar e redefinir suas próprias senhas e PINs de cartão inteligente do logon de área de trabalho do Windows. O que facilita bastante a vida dos administradores.

Licenciamento

O licenciamento do FIM 2010 é bastante simples bastando apenas saber a quantidade de usuários que irão terão sua identidades gerenciadas através da solução. Para usuários externos de fora da organização basta adquirir um conector externo. Naturalmente também é necessário uma licença do produto que será instalado em um servidor.

Recursos sobre o FIM 2010

Se você gostou do Forefront Identity Manager pode hoje mesmo começar a avaliar o produto em sua organização. Para isso basta acessar o seguinte link e fazer o download da versão de avaliação:
http://technet.microsoft.com/pt-br/evalcenter/cc872861.aspx

Para conhecer mais detalhes sobre a solução o seguinte documento é muito recomendado.

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Deixe seu comentário