fbpx

Core Parking no Windows Server

O recurso de Core Parking é, resumidamente, a capacidade que o Windows Server 2008 R2 tem de gerenciar os núcleos do processador. Com isso, os processadores compatíveis com esse recurso devem ter núcleos, aonde, cada núcleo será gerenciado.

Por exemplo, utilizando um processador com 4 núcleos (quad-core). Você poderá utlizar apenas 1 core ativo e manter os outros inativos ou “parked”. Isto significa que esses 3 núcleos estão consumindo menos energia, o que significa no final das contas que o servidor como um todo está gastando menos energia.

A escolha do processador vai de acordo com seu ambiente e sua necessidade, mas vale destacar que o processador que consegue melhor gerenciar diferentes núcleos seria o mais ‘compatível’ para aproveitar ao máximo esse recurso.

Compartilho com vocês alguns LINKs e informações tiradas sobre o assunto:

Improved Data Center Power Consumption and Streamlining Management

http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/r2-management.aspx
What’s New in Hyper-V in Windows Server 2008 R2

http://technet.microsoft.com/en-us/library/dd446676(WS.10).aspx

http://blogs.technet.com/b/jamesone/archive/2009/08/13/core-parking-in-server-2008-r2-why-it-s-like-airport-x-ray-machines.aspx

Windows 7 / Windows Server 2008 R2: Core Parking / Intelligent Timer Tick / Timer Coalescing

http://blogs.technet.com/b/askperf/archive/2009/10/03/windows-7-windows-server-2008-r2-core-parking-intelligent-timer-tick-timer-coalescing.aspx

Até a próxima.

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Deixe seu comentário