Como o SQL Server, o suporte ao Windows Server expira a cada 10 anos. Logo, o suporte ao Windows Server 2012 R2 expirou em 2022, porém com a versão estendida, ficou disponível até esse ano, mas seu suporte irá expirar dia 10 de outubro de 2023.
Quando o fim de suporte estendido acontecer, a Microsoft deixará de fornecer suporte técnico e correções de bugs para problemas recém-descobertos que possam afetar a usabilidade ou a estabilidade dos servidores que executam os dois produtos.
Quais são as recomendações?
Igual como para SQL Server, quem faz uso do Windows Server 2012 R2 tem três opções, que são elas:
Migrar para o Azure através da Instância Gerenciada.
É recomendado que os clientes migrem aplicativos e cargas de trabalho para o Azure para serem executados com segurança. A Instância Gerenciada de SQL do Azure é totalmente gerenciada e sempre atualizada (PaaS).
Migrar para Máquina Virtual do Azure que executa o Windows Server.
Os clientes também podem mudar para as Máquinas Virtuais do Azure, incluindo o Host Dedicado do Azure, a Solução VMware do Azure e o Azure Stack (Hub, HCI, Edge), para obter três anos adicionais de atualizações de segurança estendidas sem nenhum custo.
Atualizar para o Windows Server 2022.
Caso o cliente precise de uma solução local podem atualizar para o Windows Server 2022 e SQL Server 2019. Os clientes qualificados com Software Assurance sob um Enterprise Agreement também podem comprar ESUs para Windows Server 2012 R2 e SQL Server 2012.
Os clientes que não puderem cumprir o prazo de fim do suporte e tiverem o Software Assurance ou licenças de assinatura sob uma inscrição de contrato empresarial terão a opção de comprar Atualizações de Segurança Estendidas para obter mais três anos de atualizações de segurança para SQL Server 2012 e Windows Server 2012 R2.
Não percam o prazo para atualização/migração para não ficar sem suporte.
Todas essas informações foram retiradas do site Microsoft Learn.