fbpx

HP – Gerencie seu servidor pelo celular

Solução, que será acessada a partir de dispositivos que rodam iOS ou Android, ajudará administradores de sistema a verificar a saúde das soluções no data center.

 

A Hewlett-Packard (HP) anuncia a chegada de um aplicativo direcionado para smartphones e tablets que rodam iOS, da Apple, e Android, da Google, que permitirá que administradores de sistemas controlem e configurem servidores remotamente, afirmou ontem (13/2) a companhia.

“A solução da empresa irá fornecer informações sobre a saúde dos servidores, mas também permitirá que administradores gerenciem o sistema remotamente”, reforçou John Gromala, diretor de marketing para sistemas modulares da HP, durante a HP Global Partner Conference, que está sendo realizada em Las Vegas.

A capacidade de gerenciar servidores por meio de dispositivos móveis é algo poderoso, disse Gromala. Os administradores de sistema também podem usar o aplicativo para acessar os subsistemas de gestão para rapidamente identificar e resolver problemas no servidor, em vez de efetuar logon em consoles de gerenciamento de data centers.

As aplicações móveis são projetadas para trabalhar em linha com os novos servidores HP Gen8, que foram anunciados na segunda-feira também durante o evento. Os equipamentos apresentam integração de hardware e software para oferecer melhor desempenho por watt, enquanto reduzem custos de manutenção e de energia elétrica em data centers, afirma a companhia.

Os novos servidores Gen8 analisam, monitoram e diagnosticam problemas de equipamentos e o aplicativo da HP para dispositivos móveis será capaz de acessar esses dados para obter um raio X dos servidores. As informações de vigilância são recolhidas por um processador secundário e controladas por um aplicativo de gerenciamento chamado Integrated Lights-Out (iLO).

Um aplicativo separado móvel permitirá que os administradores do sistema executem scripts que ajudam a configurar as aplicações em servidores, disse um representante da HP que não quis ser identificado. Os scripts podem ser simplesmente copiados e colados e o app ajudará a configurar os servidores.

Um administrador de sistema também será capaz de verificar a localização de um servidor em um data center por meio de aplicativos móveis da HP. Isso deve ajudar a isolar problemas específicos, de acordo com a companhia.

O serviço, informa a HP, será prestado diretamente pela HP ou seus parceiros para clientes que optarem por receber os dados. A empresa não compartilhou informações sobre quando os aplicativos móveis estarão disponíveis para download.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/02/14/hp-anuncia-aplicativo-movel-para-gerenciamento-de-servidores/

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Deixe seu comentário