fbpx

Infraestrutura básica com APC

Quando vamos construir uma nova casa, a primeira coisa que temos que pensar é nos alicerces. O engenheiro avalia o tamanho e a profundidade da sapata de acordo com o terreno, para a estrutura suportar o peso da nova construção.

Depois de criada a estrutura básica, pensamos em todas as ligações que vão sustentar o dia a dia dentro da nova casa. Tubulações de água fria, água quente, telefonia, rede elétrica e tudo mais. A última coisa que nos preocupamos é com o acabamento. Até porque, de que adianta uma cerâmica caríssima se depois de alguns meses aquela tubulação de água vagabunda que você escolheu estoura e joga no lixo tudo que você investiu na cerâmica ?

Essa analogia da construção civil nós podemos trazer para a área de infraestrutura de TI. Quantas vezes em visitas a clientes, percebemos que houve uma preocupação em comprar um servidor bem dimensionado, de marcas reconhecidas e com SLA de atendimento de auto nível, mas montado em um rack feito no ferreiro da esquina, com as instalações elétricas subdimensionadas e sem preocupação com a refrigeração.

É nisso que você coloca um equipamento de mais de R$ 10.000,00 ?

Rack e proteção de energia de qualidade

Antes de pensar em qual servidor você vai comprar, é importante pensar se a sua infraestrutura básica esta adequada para receber este novo equipamento. Tem um bom rack com chaves e com opções de prateleiras e ventilação ? Sua estrutura de proteção de energia esta adequada para manter o equipamento ligado pelo tempo necessário ?

Sobre o rack

A APC oferece um rack de 42″ com custo x benefício, que consideramos o melhor entre os fornecedores de primeira linha. Além disso a lista de opcionais é grande e permite que você tenha seus equipamentos bem organizados e sempre disponíveis.

Um exemplo dos racks da APC

Para sua linha de racks a APC oferece os seguintes opcionais:

  • Dispositivos KVM inclusive com monitor para administração de vários servidores
  • PDU (régua de tomada) simples ou inteligente
  • Organizadores de cabos
  • Prateleiras fixas e móveis
  • Sensores de acesso, temperatura e umidade
  • Equipamento de ventilação

Nobreak APC

A APC tem uma ampla linha de nobreaks que atendem desde o usuário que precisa proteger um único desktop, até soluções inteligentes que protegem vários servidores, permitindo monitoramento de sua rede de energia e que desligam seus servidores com segurança em caso de falta de energia prolongada.

Antes de dimensionarmos o nobreak mais adequado para seu ambiente, é muito importante termos as seguintes informações:

  • Qual o consumo de cada equipamento que vai ser ligado ao nobreak ?
  • Qual a autonomia que você precisa para o equipamento que vai ser protegido ?
  • Qual o tipo de equipamento que vai ser ligado ao nobreak ?
  • Precisa de monitoramento ?
  • Qual o form factor do nobreak? Torre ou rack ?
  • Precisa de redundância ?

Com essas informações em mãos, a nossa equipe consegue dimensionar o equipamento adequado para proteger seus servidores e dispositivos de rede.

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Deixe seu comentário