Novidades do Lançamento Arcserve UDP 8.0

A Arcserve acaba de realizar o lançamento da nova versão do seu carro chefe, o novo Arcserve UDP 8.0

Lançamento Arcserve UDP 8.0

Com esse lançamento, tivemos muitas evoluções significativas para o ambiente de proteção de dados, incluindo a adição de novos recursos, além de melhorias nos recursos já existentes.

A nova versão do Arcserve UDP conta com mais de 130 melhorias internas do produto e mais de 10 itens de melhorias em segurança. Tudo isso pensado para garantir a proteção dos seus dados.

Alguns dos novos recursos e melhorias no Arcserve UDP 8 são:

Backup e recuperação de Oracle Database

Antes era realizado apenas através do Arcserve Backup, agora a funcionalidade vem nativa no Arcserve UDP 8.0.

O backup de banco de dados Oracle é realizado através do RMAN, com compatibilidade com Oracle RAC e ASM. Também é possível realizar o backup do Oracle Database em sistemas operacionais Windows e Linux.

Backup do Microsoft Teams

Antes do lançamento da versão UDP 8.0, era possível realizar backup de somente três serviços do Microsoft365, que eram: Exchange Online, Sharepoint e Onedrive for Business.

Agora, com a nova versão, é possível realizar o backup completo também de toda a estrutura do Microsoft Teams de seu ambiente Microsoft365.

Compatibilidade com Nutanix

Na versão 7 do UDP, já havia toda a compatibilidade com ambientes Nutanix, porém, na nova versão 8.0, foram incluídos alguns recursos a mais referente a solução de virtualização, que foram o Nutanix Objetcs e Nutenix Files.

Backup e Restore de Volumes Ocultos

Na versão anterior ao lançamento, quando era necessário realizar backups de volumes (unidades) especificas, era preciso selecionar as Letras correspondentes a unidade desejada no plano de backup.

Na nova versão, Arcserve UDP 8.0, é possível realizar o backup de todas as unidades, mesmo que ela esteja oculta e que não tenha nenhuma Letra atribuída pelo sistema operacional.

Melhorias no backup do Onedrive for Business

A principal melhoria nessa nova versão do UDP é referente ao restore de itens do Onedrive for Business.

Agora temos a permissão para restaurar no local original ou em outro local alternativo

Melhorias Sharepoint

Para o Sharepoint, tivemos algumas mudanças interessantes, as principais nas quais são:

Permissão para fazer o backup de listas e bibliotecas de sites pessoais

Adicionar ao plano de backup vários conjuntos de sites de uma única vez

Possibilidade de habilitar a inclusão automática nos planos de backup os novos sites que forem criados

Instant VM

Possibilidade de realizar o InstantVM de mais de uma máquina simultaneamente

Conclusão

Essas foram as principais mudanças que possam impactar positivamente nos ambientes produtivos, onde acredito que a melhor delas seja a possibilidade de realizar backup do Oracle Database através do RMAN diretamente pelo Arcserve UDP 8.0.

Lembrando que todas funcionalidades da versão anterior permanecem as mesmas, inclusive não houve alteração de interface apenas de funcionalidades.

Com a nova versão, houve também a atualização da Matrix de Compatibilidade do Arcserve UDP 8.0.

Com esse lançamento do Arcserve UDP 8.0, iniciamos 2021 com uma solução de proteção de dados renovada com maiores possibilidades de proteção de dados para seu ambiente

E para conseguirmos utilizar todos os seus recursos de forma correta, devemos seguir as melhores praticas para garantimos a confiabilidade e integridade de nossos dados.

Anderson Medeiros
Anderson Medeiros
Possuo em minha formação MBA em DataCenter e Computação em Nuvem e Bacharel em Ciência da Computação em pela UNIP Jundiaí, também formado em Técnico em Informática pela ETEC Vasco Antonio Venchiarutti. Atuando como Analista de Infraestrutura, realizando projetos e prestando suporte a clientes e a colaboradores internos. Especialista em produtos Arcserve entre eles UDP, Appliance, Backup, Cloud Hybrid e Cloud Direct. Realizando o desenho, implantação e suporte aos projetos das soluções Arcserve. Suporte e gerenciamento de ambientes e serviços Hyper-V, VMware, Windows Server, Microsoft365.