fbpx

Novo SQL Server 2012 lançado

A Microsoft lançou a nova versão do SQL Server no dia 1 de Abril de 2012 A nova versão do SQL Server  trará muitas novidades no que diz respeito a funcionalidades e também no licenciamento. Existirão recursos fantásticos relacionados alta-disponibilidade que permitirão usar o SQL Server em aplicações de missão critica com total segurança com o recurso  Always On e além disso trará integrado funções de sincronização com nuvem pública (Windows Azure), segurança avançada habilitando apenas acesso as áreas essenciais de conexão entre o sistema operacional e o banco de dados e muitos outros recursos essenciais relacionados a BI, Data Warehouse e muito mais.

Você com certeza ficou curioso para conhecer os novos recursos do SQL Server 2012. Para isso é recomendável que você leia um overview sobre a versão. Que esta disponível aqui. Para quem conhece o SQL Server a fundo  e quer conhecer um pouco mais acerca da nova versão pode ler um ebook com mais de 200 páginas relacionadas ao SQL Server 2012. Você tem acesso mesmo clicando aqui. Um conteúdo essencial para os Administradores de bancos de dados que precisam conhecer bem a solução.

Versões do SQL Server 2012

Existirão apenas 3 principais versões do SQL Server 2012: Enterprise, Business Inteligence e Standard. Cada uma delas com funções especificas destinadas a necessidades relacionadas ao uso do servidor de banco de dados.

SQL Server 2012 Enterprise

Esta versão destina a atender a mais alta exigências de datacenter  de grande e soluções de armazenamento de dados  em larga escala , fornecendo componentes  essenciais de desempenho e disponibilidade para aplicativos, a capacidade de implantar nuvem privada , e para ambientes altamente virtualizados e grandes soluções de inteligência de negócios centralizadas.

SQL Server 2012 Standard

A versão Standard é uma plataforma de gerenciamento de dados adaptada para bancos de dados departamentais e aplicações de inteligência de negócios limitadas que são tipicamente apropriadas para soluções de classe média,para organizações menores ou soluções departamentais.

SQL Server 2012 Business Intelligence

A edição Business Intelligence oferece às organizações o conjunto completo de poderosas ferramentas para capacidades de BI como dimensionável emissão de relatórios e análise,  e capacidade de exibição em  PowerPivot. É orientada em direção a organizações que estão tentando obter recursos de inteligência e Self-Service de negócios corporativos.

Licenciamento do SQL Server 2012

O licenciamento e a modelos de preços variam de acordo com a edição comprada.  Como SQL Server 2012 tem três edições ou “produto SKUs “, cada uma tem seu preço especifico . A Enterprise edition é licenciado apenas em uma base de núcleos(CORES) do processador/processadores. A edição Business Intelligence é licenciada em base de  servidor mais de licença de acesso de cliente (CAL). Por último, a Standard edition está disponível em um núcleos(CORES)do processador/processadores do servidor ou ele pode ser adquirido de acordo com o modelo de servidor mais de CAL.

Estimativas de preço do SQL Server 2012

A versão SQL Server 2012 Enterprise é fixada com o preço de  $6.874 por núcleo. Já a edição Business Intelligence tem seu licenciamento fixado com preço de $8.592 por servidor mais CALs custando em torno de US$ 209 para cada usuário ou dispositivo. Os custos de licenciamento do Standard edition são de $1.793 por núcleo, ou US $898 por servidor mais CALs de US$209 por cada usuário ou dispositivo.

Quem estiver com dúvidas relacionadas ao licenciamento do SQL Server 2012 pode ler o seguinte documento:

SQL Server 2012 Licensing  Quick Reference Guide

Este guia é esssencial par ao entendimento de todos os aspectos relacionados ao licenciamento do SQL Server no que diz respeito a aspectos como: licenciamento servidor/cal, licenciamento por core, licenciamento para ambientes virtuais, ambientes altamente disponíveis e mobilidade de licenças.

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Uma resposta

  1. Pingback: Technoguia » Blog Archive » Banco de dados Part.01

Deixe seu comentário