fbpx

O momento para o Windows 8

 

Muito tem se falado a respeito do próximo sistema operacional da Microsoft que até agora é conhecido como Windows 8. As maiores expectativas estão para terminar agora no próximo dia 13/09 na conferência Build(http://www.buildwindows.com) que trará uma apresentação completa acerca do Windows 8, bem mais completa do que a anterior realizada em Junho Passado e nos vários vídeos que apresentam recurso maravilhosos do que promete ser uma das versões revolucionárias do Windows. Nesta mesma apresentação também teremos novidades sobre o próximo Windows Server.

 

A grande realidade e que ninguém nega é que o Windows 8 vem para suprir uma demanda muito atual e que infelizmente o Windows 7 apesar de ter sido um sistema operacional muito bom, não foi capaz de atender. Os famosos e super atuais, slate pcs, ou como estamos mais acostumados a dizer: tablets.

 

E não podemos nos enganar o Windows 8 irá enfrentar um mercado muito competitivo com o Ipad da Apple muito bem fundamentado e o Android em sua versão adocicada, agradando a muitos paladares. Mas apesar desta grande competição existem pontos muito fortes aonde o Windows 8 pode fazer a diferença assumindo que ele é eficiente em funções básicas. Todavia os vídeos não deixam dúvidas de que o Windows 8 irá vir com muitas novidades e recurso extremamente essenciais básicos.

 

Vamos considerar os pontos nos quais o Windows 8 pode fazer toda a diferença, estes aspectos foram apresentados por Long Zheng em seu blog:(http://www.istartedsomething.com/)

 

Live Tiles

A grade simples de ícones da homescreen do iOS é quase um ícone em si, ele só fornece a funcionalidade básica para gerenciar e lançar aplicações. Por outro lado, homescreen Honeycomb permite widgets interativos, mas a falta de coerência entre elas faz a experiência muito dissonante.

 

Do que nós já vimos do Windows 8, ele contará com as mesmas live tiles do Windows Phone 7.5. Estas live tiles podem oferecer trechos de informações contextuais em um formato consistente que pode ser atualizado sem realmente iniciar o aplicativo. Os desenvolvedores também podem diferenciar aplicações similares, expondo melhores informações ou recursos.

 

Diversidade de aplicações

Pelo fato do Windows 8 ser compatível com aplicativos Win32, provavelmente será executará um pacote completo de aplicativos do Windows que um grande grupo de pessoas e empresas depende no dia a dia. Embora compatibilidade com aplicações antigas tenha conotações negativas, jogos, aplicativos de linha de negócios e especializados são ainda importantes para muitas pessoas e empresas. O iOS e Android são úteis, mas às vezes você precisa apenas da experiência completa de um Photoshop, AutoCAD ou Visual Studio.

 

Ter um sistema operacional em um único dispositivo que pode servir para o melhor dos dois mundos isso significa que você só precisa de um dispositivo em vez de dois para fazer tanto computação eletrônica e computação de PC tradicional. Foi exatamente por esta razão que eu desisti da ideia de comprar um Tablet com o Android e aguardar um pouco mais pelo próximo Windows.

 

Integração com redes sociais

 

Só recentemente Apple começou a construir a integração social nativa na sua plataforma principal com iOS 5′s tendo funcionalidade nativa do Twitter. Por outro lado, o Google tem muito mais difundida sua integração com serviços como: search, Gmail, Picasa, YouTube, Google + no Android honeycomb, mas na maioria dos casos, estas são experiências ainda por aplicativo, elas não estão integradas como podemos observar por exemplo no Windows Phone, aonde temos uma integração mais completa de redes sociais nativamente, sem depender de uma aplicação para isso. Se o Windows 8 vier com os recursos de integração disponíveis no Windows Phone, estar em contato com amigos e família será muito mais fácil.

 

Suporte a periféricos


Um dos aspectos mais fracos do IOS é a fraca capacidade para interface com outros dispositivos padrão e armazenamento externo que tem incentivado uma gama de diversos acessórios exclusivos da Apple. Um destes acessórios, é o iPad câmera Connection Kit que deve ser uma característica construída nativamente em cada dispositivo para tornar o gerenciamento de tarefas simples como navegar e compartilhar de fotos algo muito mais acessível.Acreditamos que os novos dispositivos que receberão o Windows 8 terão leitores internos de cartão SD e a capacidade de manipular conteúdo sobre eles mais facilmente.

 

Supondo que alguém simplesmente conecte qualquer teclado USB e mouse em um tablet com o Windows 8, será um recurso poderoso para ter uma experiência simples toque em movimento e uma experiência produtiva de digitação em uma mesa com o mesmo dispositivo e sistema operacional.

 

Diversidade de hardware

 

O que a Microsoft provou com especificações de chassi do Windows Phone é que pode equilibrar entre consistência e diferenciação no hardware. Requisitos semelhantes devem existir para dispositivos com Windows 8, faz sentido ver uma gama de PCs com as especificações providenciais para públicos diferentes, como variações na exibição tamanhos, tecnologias de tela, alto-falantes e vida útil da bateria.

O que resta a fazer agora é esperar para as novidades da próxima semana. Que com certeza será uma das mais importantes para histórias dos sistemas operacionais.

 

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Deixe seu comentário