A suíte de aplicativos do Office é, ainda hoje, uma unanimidade quando falamos de soluções de software para produtividade dentro dos escritórios. Mas, muita coisa mudou nos últimos 3 anos alterando drasticamente a forma como as empresas compram ou licenciam o Office para seus funcionários.
Primeiro o mercado deixou de comprar o Office no varejo, passando a compra-lo através de contratos de licenciamento por volume junto a revendedores autorizados Microsoft.
Agora vemos outra grande mudança, onde as empresas deixaram de comprar o Office como um software isolado e com a licença perpétua, para compra-lo através de uma subscrição, ou seja, uma assinatura de um serviço anual ou mensal, e junto com outras soluções da Microsoft.
Quais impactos essa mudança vai trazer para sua companhia?
Qual a melhor forma de comprar Office para sua empresa?
Essas são perguntas que responderemos neste artigo.
[prompt type=”left” title=”Procurando pelo preço do Office para sua empresa?” message=”Se o que você precisa é saber o melhor preço do Office para sua empresa, então clique no botão ao lado, preencha o formulário com os seus dados e receba direto no seu email a noss lista de preços de todas as opções de licença de Office para sua empresa.” button_text=”Ver preço do Office” href=”#cotar-office-72d387fb24d1bb0001de”]
Como comprar Office para empresas atualmente
Como falei no início do artigo, o mercado sempre se acostumou a comprar o pacote Office como sempre comprou outras licenças da Microsoft. Através de um contrato de licenciamento por volume, geralmente através de contratos Open, ou comprando as famosas caixinhas.
Já até fizemos uma comparação entre essas formas de comprar licenças da Microsoft no artigo Licenciamento por volume ou Licença FPP?
Só que em 2008 veio a crise global e isso afetou muito as empresas, mexendo com o capital disponível para investimentos.
Após a crise, as empresas começaram a procurar opções mais baratas ou que necessitavam de um investimento inicial menor.
Embalada pela crise, começaram a surgir muitas opções de softwares vendidos como serviço. São os famosos SaaS, ou Software as a Service. Que em uma tradução livre significa Software como Serviço.
A Microsoft, forçada pelo mercado, vendo sua fatia de mercado do pacote Office ser colocada em risco por soluções de subscrição como o Google Apps, hoje Gsuite, começou a migrar para uma opção de venda do Office para empresas também via subscrição.
Assim nascia o Office 365.
Quais mudanças ocorreram?
A primeira grande mudança é que agora haviam duas formas de comprar o Office para uma empresa.
Ou você comprava o Office via uma subscrição anual ou mensal através do Office 365, ou continuava no método mais custoso de comprar o Office via Licenciamento por Volume e On Premise.
No artigo Como comprar Office: O guia COMPLETO para licenciar o Office, eu explico em detalhes os custos de comprar o Office via uma subscrição no Office 365 e via um contrato por volume com o Office Standard.
Além da mudança na forma de licenciar o Office, o mercado começou a ver a necessidade de ter todas as ferramentas de produtividade, que antes eram compradas separadas e de fornecedores distintos, unidas e compatíveis entre si.
Vendo essa oportunidade veio a 2ª grande mudança, a criação do Office 365.
Agora você não comprava somente a licença do Office, você também poderia usufruir de um servidor de e-mail corporativo usando o Exchange Online.
Poderia integrar as equipes online usando ferramentas como o Skype for Business e o Teams. Também poderia disponibilizar todos os seus documentos corporativos em um portal com segurança usando o Sharepoint Online.
O que a Microsoft fez foi pegar todos seus servidores ou soluções de produtividade, e colocar em um pacote que tornasse a compra e implementação mais simples e disponível para qualquer empresa de qualquer tamanho.
Como comprar o Pacote Office para sua empresa?
Com todas essas mudanças você tem ter a mente aberta e pensar um pouco fora da caixa.
Se faça as seguintes perguntas:
- Você ou a gestão da empresa está satisfeita com o seu serviço de e-mail?
- Você sente falta de um local centralizado e com controle para que seus funcionários ou equipes de trabalhos falem entre si de forma mais rápida e simples?
- Seu quadro de funcionários muda constantemente ao longo do ano?
- Ter uma ferramenta de gestão de documentos seria algo bem vindo?
- Ter maio controle e segurança nas informações que trafegam pelos seus sistemas seria algo bem vindo ou até desejado pela diretoria ou sócios?
- Enfrenta ou enfrentou constantes fiscalizações da Microsoft e precisa de uma opção de licenciamento do Office que seja fácil de comprovar?
Se respondeu Sim para alguma dessas perguntas então o Office 365 é para você. Preencha o formulário abaixo e consulte os preços do Office 365 para sua empresa.
Também escrevemos um excelente artigo sobre como comprar Office mais barato. Acesse aqui.