Segurança corporativa

Em novembro de 2010 escrevemos um artigo sobre a importância de uma solução corporativa de antivírus (leia mais aqui) e indicamos a Kaspersky como fornecedora deste tipo de produto.

Só usar um antivírus de qualidade não é garantia de que esta protegido. Na verdade, quando o assunto é segurança de dados, nunca temos 100% de proteção. Porém devemos sempre estar atentos e buscar soluções que blindem a empresa contra ameaças.

O assunto de segurança dentro do ambiente de TI é bem vasto. Vai desde a criação de políticas de segurança no seu AD com restrições de acesso a sua rede corporativa por grupos de usuários, passa pela implantação de uma solução de antivírus corporativa e uma proteção de borda com alguma solução de firewall e pode ser ampliada para revisão dos processos de como são tratados os documentos digitais da empresa.

Neste artigo vamos nos ater ao que consideramos básico para empresa se considerar minimamente segura. Não vamos discutir com relação a gestão de documentos digitais pois isso da um artigo enorme e será publicado mais para frente.

O básico da segurança corporativa

Comece olhando para sua estrutura de rede. Como é a sua política de acesso a sua rede corporativa? Como foi criado sua estrutura de grupos de usuários? Se você não sabe nem o que é AD então o negócio esta feio.

O Active Directory é serviço do Windows Server responsável pelo gerenciamento de usuários e dispositivos de uma rede Microsoft. Com ele fica muito mais fácil gerenciar a rede da sua empresa. Posso criar grupos de usuários, pastas no servidor de arquivo que são restritas somente para acesso de um determinado grupo de usuários, distribuir aplicações pela rede e muito mais. Ter um AD implantado e bem configurado, é uma prerrogativa mínima para estruturar a segurança de sua empresa.

Você já acertou seu AD e revisou a sua política de acesso a rede corporativa. Agora é a hora de implantarmos o antivírus corporativo como falamos no link do início do artigo, e uma proteção de borda para sua rede. Ter um firewall na sua rede é fundamental pois protege contra tentativas de invasão, controla o acesso de seus usuários a rede corporativa, monitora o tráfego de internet e pode ser usado para gerenciar uma redundância de acesso a internet.

Forefront TMG

Nós indicamos  o Forefront TMG da Microsoft para proteção de borda da sua rede corporativa. Diferente de outros fabricantes que oferecem uma caixinha fechada, a Microsoft oferece sua solução de firewall através de software que pode ser instalado em um servidor físico ou virtual com no mínimo 2 GB de memória, 2,5 GB de disco e duas interfaces de rede.

O Forefront TMG oferece:

  • Inspeção do que os usuários de sua rede estão acessando na internet
  • Publicação segura de serviços como sites no IIS ou servidores de email Exchange
  • Filtragem de sites através de categorias não permitindo que seus usuários acessem sites pornográficos por exemplo.
  • Previne a exploração de vulnerabilidades de sistemas
  • Permite a criação de redundância de link’s, distribuindo o acesso de seus usuários por 2 ou mais link’s de internet e redirecionando os usuários caso um dos link’s caia.

O legal é que o Kaspersky integra ao Forefront TMG oferecendo uma proteção mais ampla a sua rede. Usando estas dicas você dificilmente terá problemas relacionados com ataques ou paradas devido a invasões ou softwares maliciosos.

O que a Infobusiness pode oferecer ?

As dicas são legais mas é mais fácil falar do que fazer. Entendemos que você precisa cuidar do seu dia-a-dia e focar nos seus sistemas de negócio. Por isso você pode usar a nossa equipe técnica para te apoiar neste projeto. Além de comercializar os softwares mencionados neste artigo, podemos te ajudar com:

  • Consultoria gratuita para apoiá-lo no planejamento de suas políticas de segurança;
  • Treinamentos in company de sua equipe para implantar e gerenciar o Kaspersky e o TMG;
  • Planejamento, implantação e suporte para o Kaspersky e o Forefront TMG;
  • Contrato de monitoria para o Kaspersky e o Forefront TMG com suporte 24×7.

Aproveite e participe de nosso webcast sobre o assunto se inscrevendo em https://www.infob.com.br/eventos/solucoes-de-seguranca-com-microsoft-e-kaspersky/.

Precisa de mais ajuda com relação a segurança das informações da sua empresa. Entre em contato conosco clicando aqui.

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Uma resposta

  1. Eduardo boa tarde,
    Você informou que o TMG “Permite a criação de redundância de link’s, distribuindo o acesso de seus usuários por 2 ou mais link’s de internet e redirecionando os usuários caso um dos link’s caia”. Isto realmente é possível ?
    Gostaria de ter uma redundância de links de internet na empresa, porém, iremos trabalhar com 3 no inicio, podendo ter 4 links. Buscando informações não encontrei nada a respeito até o momento. Você ja conseguiu esta configuração para pelo menos 3 links de internet no TMG2010 ?

    No aguardo,
    Obrigado.

Deixe seu comentário