fbpx

Soluções Microsoft – System Center Essentials

Neste post iremos conhecer um pouco mais acerca de uma ótima solução da Microsoft para gerenciamento de ambiente de TI. Assim como nos post anterior aonde vericamos detalhes sobre o SBS 2011, veremos uma visão geral sobre o produto, suas potencialidades, licenciamento e recursos de treinamento relacionados.

Visão Geral sobre o System Center Essentials 2010

A familia System Center da Microsoft possui um conjunto de produtos destinados ao gerenciamento de ambientes de TI, tanto a parte fisica como também a virtual. Para monitoramento de ponta a ponta temos o System Center Operations Manager. No que diz respeito a manutenção de configuração, deploy de software, inventários de hardware e software, patchs e acesso remoto temos o System Center Configuration Manager e finalmente para gerenciamento de cargas de trabalho virtual temos o System Center Virtual Machine Manager. Além destes temos outros produtos que fazem parte da familia.

A razão de mencionar estes 3 produtos é porque dentro do System Center Essentials 2010 temos recursos destes produtos. O SCE 2010 é uma solução perfeita para empresas que precisam:

O System Center Essentials 2010 é destinado a empresas que possuam até 50 Servidores (Fis/Virt) e 500 estações de trabalho.

Potencialidades

O System Center Essentials 2010 possui os seguintes potenciais:

Gerenciar desktops, servidores e dispositivos de rede pro-ativamente

Gerenciar a aplicar patchs e atualizações de Sistemas Operacionais e Softwares

Monitorar serviços essenciais para aplicações

Manter conformidade do ambiente com inventários de HW e SW

Gerenciar e manter ambientes servidores virtuais

Efetuar deploy de software e sistemas operacionais centralmente

Receber alertas via e-mail sobre a saúde geral ou espeficica do ambiente

Acessar remotamente servidores e estações de trabalho

Monitoramento rico para aplicações criticas como: SQL, Exchange,Sharepoint, TMG e outros.

Estes são apenas alguns dos principais possiveis usos para o SCE 2010. É imporante ressaltar que o Essentials 2010 é muito fácil de ser instalado e utilizado.

Licenciamento

O licenciamento do System Center Essential é muito fácil e é disponível através de Licenciamento por Volume através dos contratos Open License e Open Value também. Basicamente você precisa de:  Uma Licença do Servidor do SCE, Management Licenses(ML) Server para os servidores sejam físicos ou virtuais e ML Client para os desktops. Se sua empresa pretende gerenciar até 15 servidores não é necessário o SQL Server Standard ou Enterprise, o próprio Essentials instala o SQL Express que já fornece recursos de bando de dados suficientes para o uso da solução.

Temos ainda um importante beneficio para que decide usar o System Center Essentials. Existe o licenciamento do System Center Essentials Plus ao junto ao licenciamento do SCE temos também o System Center Data Protection Manager para backup e proteção de dados.

Avaliação e treinamento

Caso você queira iniciar sua avaliação do System Center Essentials 2010 pode hoje mesmo efetuar o download da versão de avaliação no seguinte endereço:

http://technet.microsoft.com/pt-br/evalcenter/ee470677.aspx

Para informações sobre como usar o  Essentials 2010 recomendo os seguintes documentos:

System Center Essentials 2010 Deployment Guide

System Center Essentials 2010 Operations Guide

Qualquer dúvida basta entrar em contato.

Eduardo Passos
Eduardo Passos
Diretor de serviços e produtos na Infobusiness Informática, com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI brasileiro.

Deixe seu comentário