O Azure Backup é a solução de backup em nuvem da Microsoft e foi desenvolvido para ser uma solução de backup de servidores de baixo custo e simples de implantar.
Não se deixe enganar pela palavra “simples” no parágrafo acima. Apesar de simples de implantar, é uma solução de backup muito robusta e ideal para proteger servidores físicos e virtuais.
Mas antes de falar sobre o backup no Azure, é importante entendermos porque você deve considerar a implantação de uma solução de backup na nuvem caso ainda não tenha.
Indo além do backup em rede tradicional
As empresas geram uma quantidade enorme de dados diariamente.
Temos informações essenciais para o seu negócio que podem estar armazenadas em bancos de dados SQL, servidores de arquivo, ou mesmo nos seus servidores de aplicação.
Também temos dados que não são diretamente relacionados com o negócio, mas que são essenciais para o funcionamento como servidores de domínio e a base de usuários, servidores de email e outras aplicações que precisamos garantir a disponibilidade para o bom funcionamento da empresa.
Com tudo isso é fundamental que você garanta a disponibilidade desses ambientes e o menor tempo possível de recuperação em caso de um desastre.
É provável que você já tenha alguma estrutura de backup e não se preocupe com o assunto. A pergunta que eu faço é: você tem certeza que a estrutura de backup que possui consegue proteger a sua empresa?
Hoje em dia com o mundo cada vez mais digital, é fundamental que a sua empresa disponha de mecanismos que garantam a recuperação dos dados independente do desastre quer acontecer.
Basta ver os casos de Ransomware que ainda infernizam tantos departamentos de TI.
Não importa a solução de segurança que a sua empresa implemente, a melhor proteção contra esse tipo de ameaça ainda é ter uma solução de backup.
Mas antes de pensar em qual fornecedor de backup contratar é fundamental verificar se o procedimento de backup escolhido é o ideal para sua empresa.
E qual é a melhor metodologia de backup?
A regra 3-2-1!
O que é a regra 3-2-1 para backup ?
A regra 3-2-1 determina o seguinte:
- Ter pelo menos 03 cópias dos seus dados;
- Armazenar estas cópias em mídias diferentes;
- E manter uma das cópias off-site, ou seja, fora do ambiente da sua empresa.
Veja abaixo um gif animado criado pela Veeam que ilustra o que eu falei.
Por que essa regra é importante ?
Imagine que seus dados estão armazenados no disco do seu servidor, e o backup desses dados está armazenado em um disco externo, conectado a porta USB deste mesmo servidor. Considere que ambos são discos com características semelhantes, e suas chances de falhas são estatisticamente independentes (eles não têm causa de falha em comum).
Agora vamos fazer um pequeno exercício:
Imagine que o disco do servidor (disco 1) tem uma probabilidade de falha de 1/100 e que o disco externo usado para backup (disco 2), tem também a mesma probabilidade de 1/100 de apresentar alguma falha. Considerando estes dados, a probabilidade de falha em ambos os dispositivos ao mesmo tempo é:
1/100 * 1/100 = 1/10.000
Agora imagine que além destes discos você tem mais um disco em outro servidor (disco 3) onde replica uma segunda cópia do backup, com características semelhantes aos outros discos e que suas chances de falhas são também estatisticamente independentes. Sua probabilidade de falhas também é de 1/100. Vamos refazer a conta considerando este novo disco e nova probabilidade de falhas em todos os discos ao mesmo tempo:
1/100 * 1/100 * 1/100 = 1/1.000.000
Por isso é importante ter mais cópias dos seus dados, você diminui muito as chances de haver uma perda total das informações.
Mas não adianta só ter mais duas cópias do seu backup se elas estão armazenadas no mesmo tipo de mídia e no mesmo local. Se ocorrer um incidente como um incêndio ou inundação? De nada vai adiantar o backup.
Então, qual o local mais seguro para armazenar os backups?
Conheça o Azure Backup. A solução de backup no Azure.
O Azure Backup é uma excelente opção para automatizar o seu backup para nuvem. Com ele é possível fazer backup tanto de servidores locais como de servidores virtuais de sua rede ou VMs do Windows Azure.
Abaixo destaco o porque a eu opto por indicar o Azure Backup para clientes que precisam de uma solução de backup na nuvem.
- Pague pelo que consumir: A cobrança do Azure Backup é feita por instância protegida, ou seja, para cada máquina ou VM que for protegida. Isso diminui substancialmente os custos com infraestrutura de backup. Mais informações aqui.
- Alta disponibilidade: A Microsoft tem um SLA de 99,9% de garantia dos seus dados.
- Segurança: Toda a comunicação entre o agente local e o Windows Azure é feito de forma criptografada. Além disso, os dados são armazenados de forma criptografada garantindo ainda mais a segurança.
- Mais redundante: Quando você envia o seu backup para a nuvem do Azure você pode optar por armazenar ele de forma redundante no datacenter para onde você está enviando o dado ou replicar ele para outros datacenters do Azure, garantindo ainda mais a disponibilidade do seu dado.
Utilize o Azure Backup para começar a aplicar a regra do 3-2-1 no seu backup. Use-o como opção para ter uma cópia extra do seu backup armazenada em um ambiente externo ao da sua empresa.
O que é possível fazer com o Azure Backup?
É possível fazer backup de servidores locais com Windows Server 2012, VMs do Hyper-V e VMware com Windows Server ou Linux, máquinas virtuais no Azure (Windows ou Linux), Servidores SharePoint, SQL Server, Servidores Exchange e até mesmo máquinas com Windows no desktop. Veja abaixo uma imagem que ilustra os componentes do Azure Backup.
Conclusão
Agora olhe para sua estrutura de backup e pense. Por que você ainda mantém o seu backup armazenado somente dentro do seu datacenter?
Talvez você até faça o backup em fita e envie a fita para a casa de um diretor ou mesmo pague para armazenar a fita em um off-site storage. Mas este tipo de abordagem ainda é muito antigo e pode ser até mais caro que usar uma nuvem pública como o Azure.
Lembre-se, você precisa seguir a regra do 3-2-1.
Quanto mais cópias do seus dados, menor a probabilidade de perdê-los. Mantenha pelo menos uma cópia dos arquivos de sua empresa em um ambiente externo ao da sua empresa.