O que verificar antes de migrar seu sistema para nuvem?

O que verificar antes de migrar seu sistema para a nuvem?

Desde o início da pandemia, com o aumento do trabalho remoto, se tornou cada vez mais importante que as empresas, sejam elas pequenas ou grandes, tenham seu sistema de comunicação na nuvem. Migrar para nuvem é uma maneira de melhorar as operações e a produtividade, aumenta a flexibilidade, a acessibilidade e a segurança cibernética, além é claro de reduzir custos. Mas para que isso aconteça, são necessários alguns cuidados e preparações. Saiba aqui quais:

Preparação para a migração – Como alterações no sistema de comunicações influenciam a estrutura de toda a empresa, o primeiro ponto que deve ser considerado é o motivo da migração, considerando a visão geral do negócio para determinar os benefícios esperados para cada área. A questão da segurança deve ser estudada, já que você é responsável tanto pelos seus clientes quanto pelos seus próprios dados. Para garantir que seus apps e dados estejam protegidos com segurança, acessíveis e auditáveis, você precisa analisar requisitos de governança e segurança dos apps que utiliza em sua empresa. Mas continua sendo essencial controlar os custos dessa transição e as mudanças de cultura organizacional que serão exigidas, como o aprendizado de novas habilidades – o que vai demandar sessões de treinamento para a equipe. Também é essencial que sejam estabelecidos KPIs de nuvem, porque será por meio deles que você conseguirá gerenciar sua migração, pois é possível identificar problemas visíveis ou invisíveis, que podem estar ocultos em seu app, e determinar quando a migração está concluída e bem-sucedida.

Seja cauteloso – Os custos de uma infraestrutura local são compostos principalmente por despesas de capital (CapEx), enquanto uma infraestrutura baseada em nuvem geralmente vem de despesas operacionais (OpEx). Então é necessário entender como o pagamento por infra baseadas em nuvem é diferente de uma infra local para que seja possível garantir que os modelos financeiros de sua empresa ofereçam suporte às distinções. Somente assim você conseguirá reconhecer as melhorias de custo da nuvem. Nesse mesmo sentido, é importante considerar que existem custos ocultos de todos os sistemas de infra, que talvez ao comparar os custos envolvidos na execução de seu próprio data center com a fatura mensal de seu provedor de nuvem, pareça que a solução na nuvem seja mais cara que a solução local, o que não é verdade. Tome cuidado na escolha do provedor de nuvem, considerando questões de segurança, o modelo de crescimento de seu negócio e as suas necessidades, procure por provedores que satisfaçam as suas expectativas relacionadas à qualidade dos centros de dados, abordagem à segurança de dados, soluções para gerenciar atualizações e patches e suporte ao cliente.

A Central Telefônica Virtual 3CX – Diferentemente de outras soluções de PBX hospedadas que te fazem perder controle e flexibilidade, na 3CX você está no comando! Você pode definir entre hospedar seu PBX virtual em sua nuvem privada, no local ou com a própria 3CX e se mudar de ideia, a mesma facilita a sua migração. Se hospedando com a 3CX, você economiza tempo e garante sua segurança, já que, além de gerenciar patches de segurança e atualizações, tem também os backups noturnos e monitoramento 24/7. Sem contar a central telefônica virtual, que custa apenas uma fração (80% de desconto) do preço de soluções VoIP comparáveis, com mais benefícios. E se você tem uma pequena empresa, existe uma opção perfeita para atender às suas necessidades, o 3CX StartUP, que tem todas as funcionalidades que você precisa por um preço mínimo. O PBX na nuvem da 3CX foi desenvolvido para o trabalho remoto, além de incluir software de videoconferência integrado, apps móveis para iOS e Android, chat ao vivo em seu site, integração de mensagens do Facebook e muito mais.

Ficou interessado né? Então entre em contato conosco para saber mais sobre o 3CX e tenha a melhor solução em telefonia VoIP.

Fonte: https://www.3cx.com.br/blog/migrar-seu-sistema-para-a-nuvem

Equipe Infobusiness
Equipe Infobusiness